MX Cursos
loja virtual

Por Que Abrir Uma Loja Virtual Em 2022?

Rate this post

Muito se fala em como abrir uma loja virtual pode ser lucrativo, mas, apesar do consenso, montar um negócio novo é sempre um risco que requer planejamento para que não dê errado. As coisas não são tão fáceis quanto parecem.

Se você tem curiosidade de entender os motivos pelos quais deveria começar a cogitar abrir uma loja virtual, mas ao mesmo tempo quer manter os pés no chão e estar consciente sobre os riscos, está no lugar certo.

Hoje vamos falar sobre 5 motivos que tornam as lojas virtuais um investimento de grande sucesso em 2022 e ainda dar algumas dicas de como você pode montar a sua e operar bem.

Abrir uma loja virtual é muito mais barato

A operação em uma loja física é complexa: precisamos encontrar fornecedores locais que tenham preços competitivos. Se não encontrarmos, temos que ir mais longe em busca de preços menores, pagar por um frete mais caro e calcular se esta operação se torna mais vantajosa no fim das contas.

Assim que tivermos uma ideia concreta do que será nosso estoque em termos de quantidade e volume, precisamos pensar em um local para armazenamento. Dependendo dos produtos que temos a intenção de vender, essa operação se torna mais cara e mais complexa, pois pode exigir refrigeração e outras condições climáticas.

Depois, temos que pensar em um local para atendimento ao público e levarmos algumas peças do nosso estoque para amostra. Normalmente estas peças serão levemente danificadas e muitas vezes serão vendidas por preços mais em conta para o cliente, ou nem ao menos poderão ser comercializadas.

Então, dependendo do tipo de produto que iremos vender e da proporção da loja, precisaremos de um time de vendas para atuar. Porém, encontrar pessoas boas interessadas não é barato, então possivelmente temos que construir um setor de RH para nossa empresa, ou fazermos nós mesmos as entrevistas de emprego.

Não suficiente, ainda temos que investir no treinamento e capacitação dos nossos funcionários.

Só de pensar em tudo isso, já sinto minha carteira mais leve! É inacreditável como as operações de um negócio físico são mais caras que as operações online.

Custos de uma loja virtual

Para você visualizar melhor:

  • Online, você pode trabalhar com múltiplos fornecedores que estejam próximos ao seu cliente. Ou então, oferecerá produtos do fornecedor com melhor custo-benefício para você e se seu cliente topar pagar o frete, venda feita! Você apenas precisa garantir que o fornecedor seja confiável.
  • Não há a necessidade de trabalhar com estoque. Você pode trabalhar com o formato de vendas em Dropshipping.
  • Referente ao time de vendas, você pode ter seus produtos bem descritos na internet e adicionar links para resenhas dos produtos e isso é o suficiente para vender. Não há necessidade de ter um time de vendas. Se precisar, serão pouquíssimos representantes virtuais que lidarão com os clientes mais exigentes ou desinformados.

Os principais gastos para abrir uma loja virtual estão no investimento em marketing digital, e você pode ter total certeza de que eles custam muito menos do que operações em lojas físicas.

Uma loja virtual pode fortalecer suas vendas físicas

Se você tem uma loja física, muito provavelmente reconhece a importância de estar presente no Google Maps, não é mesmo? Os clientes que buscarem por uma loja do seu ramo e que estiverem geograficamente próximos ao seu local, receberão a indicação de vários nomes pelo próprio Google.

Já experimentou pesquisar seu próprio nicho no Google com a frase “perto de mim”? Algo como: “loja de sapatos perto de mim”. Faça essa busca e veja se está nos resultados. Se não estiver, é um grande sinal de que deveria estar dispondo algum tempo para personalizar sua conta no Google My Business.

Se você já tem uma conta configurada, mas ainda assim não está aparecendo, sabe o que está faltando para você?

Um site com um domínio que carregue o nome da sua loja nele. Um domínio é o mesmo que “endereço” do site. Se o nome da sua loja está no domínio, toda a credibilidade do site será atribuída à sua loja física.

Assim, ao investir em uma loja virtual, você traz mais resultados para sua loja física e ganha prioridade para uma das principais indicações do Google para seu nicho, em sua localização.

Abrir uma loja virtual pode ser a chance de se emancipar e trabalhar somente para si

Cansado de engolir sapos e passar dificuldades trabalhando para outras pessoas, deixando que as decisões de terceiros afetem pesadamente o seu trabalho?

Pois é: abrir uma loja virtual é o caminho mais rápido e barato para você começar a administrar seu negócio próprio.

Além de tudo, se optar por dropshipping como modo de operação, gerenciar sua loja será barato e prático, e você apenas terá que investir em marketing para gerar tráfego para seu site.

Você pode fazer isso enquanto trabalha para uma empresa, mas assim que sua loja começar a dar grandes frutos, você pode sair do seu emprego e focar somente nela.

Atenda um público muito maior

Em uma loja física, você depende da localização dos seus clientes para vender. Se eles moram relativamente próximos ou frequentam a região da sua loja, ótimo: você tem chances de vender.

No entanto, se pararmos para pensar em termos de porcentagem: quanto os seus clientes representam em porcentagem da população do seu bairro? No máximo 10%? E da sua cidade? Nem 1%? E do seu estado? 0, 01%? Nem isso?

Pois é: em uma loja virtual você consegue atender a públicos de todo o Brasil caso seu site seja desenvolvido em português, e se quiser operar para públicos estrangeiros, basta preencher algumas papeladas e burocracias, traduzir seu site para espanhol e você já estará pronto para atuar na América do Sul inteira.

Online, seu alcance é muito maior e a escalabilidade das suas vendas são infinitas.

Vendas 24 horas sem manutenção e ação humana

Grandes centros costumam ter muito movimento e gerar muitas vendas. Por isso, os aluguéis de espaços em bairros mais movimentados costumam ser mais caros.

No entanto, os grandes centros, pelo menos no Brasil, costumam ser mais perigosos também, de maneira que poucas lojas ficam abertas após as 20:00. Isto é uma realidade para praticamente todas as capitais do nosso país.

Contudo, na internet, seu site fica disponível para acessos 24 horas por dia. Não há a necessidade de fechar. Sendo assim, seus clientes podem fazer compras quando lhes convir, mesmo se você já estiver dormindo.

Você consegue compreender como esta possibilidade agrega valor? Sua loja opera praticamente 12 horas a mais por dia!

Agora imagine isso em um ano…

O melhor de tudo: seu cliente entra na loja, procura o produto que estiver procurando, realiza e finaliza a compra e é isso! Você não precisa participar ativamente do processo de venda.

Quais os riscos de montar uma loja virtual?

Entenda: riscos, todo negócio tem. É impossível pensarmos em um investimento 100% seguro.

Portanto, mencionamos os riscos aqui para, caso você realmente opte por montar uma loja virtual, que tenha cuidado e se planeje antes de investir.

Cuidado com a segurança

A segurança de dados é um dos principais investimentos que um empresário digital deve fazer. Os ciberataques estão aí e, segundo a LGPD, todo e qualquer comprometimento dos dados de clientes que forem comprometidos será de responsabilidade do empresário que os detinha.

Por isso, é crucial que você invista em uma loja virtual que tenha certificado SSL para promover a segurança destes dados.

Custos de Marketing Digital

Os maiores custos de um empreendedor digital são sempre com o marketing digital. Afinal de contas, o Google é o meio de acesso mais utilizado do mundo para acessar um site, e ele é altamente rigoroso em seus padrões para indicar um site a um cliente.

O Google exige que seu site:

  • Esteja otimizado
  • Ofereça uma boa experiência ao cliente
  • Seja confiável
  • Tenha pouca ou nenhuma poluição visual
  • Seja uma referência em criação de conteúdo para seus clientes

Nenhuma dessas exigências são obrigatórias, na verdade. Porém, se você realmente quer ter um negócio digital de sucesso, você precisa investir nesses critérios, para aí sim se tornar um dos favoritos do Google no seu ramo e receber muitas indicações orgânicas – que é quando o Google indica seu site nas primeiras posições de uma busca relacionada ao seu produto, feita pelo seu cliente.

Anúncios Pagos

Antes de você conseguir se tornar o favorito do Google, tenho certeza que você vai querer que sua loja comece a dar resultados, certo? Afinal de contas, ninguém investe para não ganhar nada em troca.

Sendo assim, você vai precisar investir em campanhas de anúncios pagos nas mais diversas plataformas: Google AdSense, YouTube Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, e por aí vai.

Anúncios pagos são publicidades que você estará pagando para que apareçam nos mais diversos locais da internet. No entanto, a sua marca só irá aparecer para aqueles usuários que o Google e outras plataformas julgam como usuário de perfil próximo ou idênticos aos seus clientes. Portanto, suas “propagandas” serão entregues somente para pessoas que possam, de fato, se tornar seu cliente.

No entanto, você paga, normalmente, a cada vez que um cliente acessa seu site. Por isso, se seu site estiver atraindo cliques, mas não convertendo vendas, você poderá ter prejuízo.

O lado bom é que se isso acontecer, saberá exatamente onde melhorar suas estratégias de marketing: na finalização das vendas e nas páginas dos seus produtos.

Concluindo: Riscos e Motivos para abrir uma loja virtual

Os riscos são muito menores do que os ganhos, honestamente. No entanto, um empreendedor digital que deixe se levar pela moda do momento pode muito bem investir em um negócio sem planejamento algum – atitude que nós não recomendamos de forma alguma.

Por isso, para entender mais sobre marketing digital e empreendedorismo, continue acompanhando nosso blog. Esperamos conseguir te ajudar a elevar o nível do seu negócio, seja com indicações de produtos e ferramentas, ou te atualizando com informações sobre o mercado.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar