MX Cursos
modelo banner.fw

Por que você não pode ter medo de ferramentas on-line de design?

Rate this post

O tempo todo estamos sendo bombardeados por propagandas de ferramentas de design. Elas prometem simplificar a vida de quem quer o design de um logo ou mesmo de um site.

“Qualquer um pode ser um designer agora” ou “Esse tipo de ferramenta ainda facilita o trabalho dos sobrinhos (aqueles profissionais sem formação)” são as frases que mais ouvimos por aí. Mas será que é esse o caso mesmo?

O que são ferramentas de design on-line?

Quando falamos em ferramentas de design on-line não estamos nos referindo àquelas ferramentas para designers do tipo Photoshop ou Illustrator. Estamos falando sobre aqueles serviços como o Canva e o Squarespace, que são direcionados a quem é leigo no assunto.

Essas ferramentas prometem design de qualidade aliado a um preço bem menor do que se paga hoje por um profissional freelancer ou de uma agência.

Se você acha que é bom demais para ser verdade, provavelmente está certo. Existe um limite para quem faz seu próprio design: o conhecimento.

Quem não passou pelo duro trabalho de estudar design não saber com precisão como criar algo que vai impactar um cliente positivamente. Esse tipo de coisa precisa de muita teoria, paciência e qualidade na execução.

Quem busca esse tipo de solução on-line hoje não está muito preocupado com o resultado e provavelmente vai precisar do auxílio de um designer para poder realmente ser bem-sucedido futuramente.

Mas e os “sobrinhos”?

Os “sobrinhos” são aqueles profissionais que não passaram pela graduação em design. Esse tipo de trabalhador não começou a existir hoje e provavelmente não deixará de existir, mas isso não é motivo para desânimo.

Todo designer que estudou para realizar um trabalho já começa com uma vantagem competitiva, seja pelo conhecimento ou pelo currículo. Não vai ser uma ferramenta de design on-line que vai mudar as coisas.

Existem “sobrinhos” que podem até fazer um bom trabalho com um preço baixo e, assim, gerar problemas em função da desvalorização da profissão no mercado. Mas nem sempre é assim. Grande parte dos clientes que optam por esse caminho ficam insatisfeitos porque o trabalho entregue normalmente é de má qualidade.

Qual é a solução?

2015 12 tekla.com new images 10 tsd

A formação em design é um excelente ponto de partida, só que a gente sabe que isso não é suficiente hoje em dia, não é?

Todo bom designer tem que ter um diferencial no mercado: seja uma especialização ou mesmo uma forma de lidar bem com o cliente.

As ferramentas de design on-line estão aí para serem usadas por qualquer um, mas elas não são capazes de garantir que um trabalho seja bem-feito.

O computador até está começando a entender como se comunicar com a gente, mas está bem longe de conseguir ser criativo. Isso é algo que só a gente consegue. Aí juntamos essa criatividade com o conhecimento e estamos prontos para encantar qualquer cliente!

Acreditamos que expandir o conhecimento é uma das melhores formas de adquirir um diferencial. Nossa formação especial em Design Gráfico é uma experiência de qualificação que pode tanto elevar o seu nível técnico quanto abrir os seus olhos para o que o mundo do design tem de mais atual.

Conheça nossa capacitação em Design Gráfico e veja o que nenhuma ferramenta de design on-line pode fazer!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar