MX Cursos
camcorder

3 Movimentações de câmera diferentes para testar em suas filmagens

Rate this post

Você já deve ter visto um filme onde as filmagens pareciam incrivelmente realistas ou então, completamente surrealistas. E cada um desses estilos serve para aprimorar a mensagem que a cena estiver passando, porém, se acha que apenas grandes nomes de Hollywood podem usar tais movimentos está redondamente enganado.

Hoje iremos falar sobre alguns movimentos de câmeras filmadoras que podem ajudar a sua empresa a vender, ou, se relacionar melhor com os consumidores. Um vídeo bem feito falando sobre as vantagens do seu local de trabalho pode gerar bons resultados no futuro.

Por exemplo, uma empresa que produz produtos como batedeira industrial entre outros, postou um vídeo mostrando as novidades do local e assim, conseguirá o favor dos clientes e, nos melhores casos, obter uma certa relevância no segmento em que atuam.

Primeira dica: Usar o movimento panorâmico da câmera

Em termos simples, essa sugestão dita que você coloca a sua máquina filmadora em um tripé com um pivô móvel, e assim, filme da esquerda para a direita. Lembrando que o tripé precisa ficar parado. 

A impressão que passa o panorama passa é de que o filme está movendo a sua própria cabeça de um lado para o outro. E essa opção permite que o espectador assista mais detalhes sobre o que está sendo mostrado para ele.

Por exemplo, uma agência que distribui injetora de plástico decidiu promover o seu produto em um filme curto para as redes sociais. Nele, há um panorama do local de trabalho, assim como uma visão melhor dos materiais.

E isso acaba oferecendo uma transparência com os seus consumidores, fazendo assim com que optem por fazer mais negócios com a sua loja ou estabelecimento comercial. Vale mencionar que esse estilo pode funcionar tanto para filmes curtos ou longos.

Segunda dica: Use o seu dolly com sabedoria

O nome se remete a uma plataforma com rodas em que você, ao colocar a sua filmadora nesta plataforma, poderá filmar o que deseja enquanto anda, pois a sua câmera está logo atrás.

Esse estilo também é conhecido como track shot, porque pode aumentar ou diminuir a cena em que está filmando. Então, se precisa filmar uma cena em que os personagens estão em um local grande, mas o orçamento não pediu achar um local do tamanho pedido, essa estratégia pode ser útil.

Por exemplo, uma fábrica que elabora datador automático decidiu fazer uma postagem, em forma de vídeo, para colocar nas redes sociais. A ideia é mostrar como um escritório fica maior e melhor, com o produto. E para isso, se usa o dolly.

Terceira dica: Coloque no pedestal

Essa é uma técnica onde a câmera, ao ficar presa em um pedestal ou algo similar, pode seguir os atores com mais facilidade e assim, oferecer mais detalhes da cena em que estão mostrando.

É bastante usado para quem planeja criar um vídeo institucional sobre a sua empresa, onde mostra a sua história e também, como estão no presente momento. E é ótima para isso pois irá permitir que as pessoas conheçam cada detalhe do ambiente e suas informações, podendo assim ficar interessadas para saber mais.

E assim, para finalizar esse artigo o elemento crucial para criar uma obra cinematográfica, seja voltada para divulgar o seu trabalho ou então, para contar uma história é a criatividade. Agora, só falta pegar a sua câmera e filmar o mundo.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar