MX Cursos
woman 6929333 1280

Qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada

5/5 - (1 vote)

A tecnologia expandiu horizontes e hoje, proporciona grandes experiências ao público. Durante a sua evolução, a tecnologia trouxe o rádio, telefone, televisão, internet e computador. Tudo isso fez com que o contato com o mundo digital fosse diferente e mais surpreendente a cada nova geração, isto é, à medida que novas tecnologias surgem, surgem também novas pessoas, uma nova humanidade. 

Durante toda esta evolução, é possível perceber um padrão: as telas estão cada vez mais frequentes no dia a dia, e com elas a forma de enxergar o mundo mudou. Hoje, com muitas cores, formatos e movimentos, pode-se acompanhar o que não existia há 50 anos. O processo de mudança tem sido muito rápido e muito inovador.

Estes rótulos adesivos da tecnologia servem para identificar e mostrar que o mundo é dinâmico e essa dinamicidade se reflete em criações que têm entrado para a rotina da sociedade. É o caso da realidade aumentada e da realidade virtual. 

Quem nunca na infância, se deparou com uma pilha de coisas em casa, encontrou uma grande caixa de papelão e ao entrar nela, se imaginou em uma casa, cabana, carro ou até mesmo avião? Era como se desse para ver as nuvens flutuando ao lado do novo brinquedo improvisado. Hoje, as crianças podem experimentar esta sensação real, com telas. Saiba qual é a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada: 

Realidade virtual

A realidade virtual é aquela que foi criada virtualmente. Através de telas e computadores, o seu contato nessa realidade é com um mundo que só existe ali.Essa realidade foi criada exclusivamente para envolver pessoas neste ambiente virtual e através dele novas modificações podem ser feitas, além de uma fuga do mundo real. 

Nessa realidade virtual existe sim um padrão estético que pode se parecer com o mundo real, mas aquele mundo foi criado apenas no virtual. É o caso dos jogos aplicados pelos óculos de realidade virtual. Neles, as pessoas são incluídas em um outro universo diferente do real e jogam como se entrassem nele. 

Para resumir: A realidade virtual fala sobre uma vida inexistente no mundo real. É como se naquele lugar, nada é mais importante do que a vontade de ganhar a disputa. Ali não existem doenças, problemas, necessidades de medicamentos ou oxigênio medicinal, produtos tão importantes para a sociedade atual.

Realidade Aumentada

Já a realidade aumentada, apesar de também ser transmitida por telas, é a realidade do mundo em que o espectador está inserido, aumentada . Ou seja, na realidade aumentada, tudo que é retratado existe ou já existiu, diferente da realidade virtual. Quem se lembra da febre de jogo em 2016? 

O Pokémon Go consistia em fazer com que as pessoas saíssem de casa em busca de pokemons e, dentro das telas de seus celulares, a imagem do pokémon era projetada em cima da imagem real que a câmera captava. Esta é a forma mais clara de explicar a realidade aumentada: é um mundo que já existe, retratado com mais tecnologia. 

Apesar de diferentes, as duas realidades têm alcançado muitas pessoas e conquistado corações. Claro que como toda nova tecnologia, os valores ainda não são acessíveis, mas quando houver oportunidade, não deixe de testar as duas para decidir qual a sua favorita. 

Você já conhecia essas tecnologias do mundo digital? Se esse texto te ajudou a conhecer um pouco mais deste fantástico universo, se mantenha por aqui e aprenda mais sobre o digital e a tecnologia! Até o próximo post. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar