MX Cursos
edicao de videos

4 tutoriais de Premiere incríveis para aprender a editar vídeos

5/5 - (2 votes)

Você é designer, já utiliza programas da Adobe, como Photoshop e Illustrator, e quer ter a edição de vídeos como mais uma de suas skills? O Premiere é o canal!

Pra começo de conversa, claro, ele aceita tranquilamente arquivos de programas da Adobe e ainda garante uma renderização de qualidade muito superior à dos demais softwares disponíveis no mercado. Então, saca só os tutoriais de Premiere que separamos para você começar a se aventurar!

1. Sincronização de áudio e vídeo

O Premiere é muito eficiente quando o assunto é te auxiliar em tarefas como a sincronização de áudio e vídeo. Você não precisará fazer isso de forma manual, graças a uma ferramenta do programa chamada Merge Clips.

Parece simples, certo? Não se engane, ao assistir esse tutorial do Mateus Ferreira disponibilizado no Brainstorm Tutoriais, com duração de 4 minutos, você vai descobrir que é necessário possuir um material bruto de qualidade, tanto de vídeo quanto de áudio.

Nesse vídeo, o publicitário mostrará algumas características importantes que você precisará ter no seu material. Você vai descobrir que, muito mais que a ferramenta Merge Clips, esse conhecimento é o que vai otimizar o seu tempo de edição na hora de botar a mão na massa.

2. Aplicação de transições

As transições são essenciais para dar qualidade a um vídeo e fazer com que ele fique mais agradável aos olhos de quem o assiste.

Caso você esteja apenas começando a se aventurar pelo Premiere, indicamos esse tutorial do Guga Lamenha, com duração de 3 minutos.

Ele vai te ensinar a aplicar a mesma transição em todo o seu projeto e, de quebra, ainda cita algumas ferramentas-chave do software que podem ser interessantes para você utilizar em outros momentos da edição.

Por outro lado, se você busca personalizar cada transição do seu vídeo, indicamos outro tutorial do Mateus Ferreira, um pouco mais aprofundado, com duração de aproximadamente 7 minutos.

Nele, você vai aprender a criar um tipo de transição diferenciado, a transição swish, além de conferir alguns exemplos de utilização de efeitos do Premiere — que, inclusive, é o assunto do nosso próximo tópico!

3. Adição de efeitos

Agora vamos partir para um nível acima nos tutoriais! A adição de detalhes simples, como ajustes de brilho, contraste e saturação pode ser o que falta para conseguir passar a vibe certa com o seu vídeo.

O canal The New Boston disponibilizou um vídeo tutorial de adição de efeitos no Premiere em inglês, com duração de mais ou menos 6 minutos. Com ele, você vai aprender a fazer os ajustes que citamos acima.

Pode parecer simples, mas um bom exemplo da utilidade desse tutorial é que, nele, você também vai aprender como finalizar um vídeo com um efeito de escurecimento de tela, e até mesmo dicas rápidas que também podem servir para transições.

4. Gestão de projeto

Tutoriais de Premiere

Essa é uma questão de nível mais avançado que envolve a organização do layout do Premiere na hora de editar vídeos. Não se engane achando que isso é perda de tempo! Na verdade, a gestão ajuda a otimizar tempo — afinal, se você sabe onde encontrar tudo que precisa, será muito mais ágil durante o processo de edição.

A Creative Cow lançou um tutorial sobre gestão, também em inglês, de aproximadamente 7 minutos. Esse tutorial já se inicia com um plus, te ensinando a forma correta de abrir arquivos de diferentes versões do Premiere para editar.

É essencial deixar acessíveis ferramentas que serão muito necessárias e retirar tudo aquilo que não tem a ver com o projeto que você estiver editando. Com esse tutorial da Creative Cow, você vai aprender a melhor forma de fazer isso, desde janelas que devem ou não ficar à mostra e fragmentos de arquivos que não estão sendo utilizados e podem ser descartados até a seleção de itens que você quer que o software salve, por exemplo.

Agora que você mergulhou nesse conteúdo dos tutoriais de Premiere, viu que a edição de vídeo — assim como toda skill que você pretende melhorar — precisa de bastante estudo e, claro, prática!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre questões básicas desse softwares e queira acessar um conteúdo verdadeiramente rico em português, confira os cursos do MX!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar