MX Cursos
time management g3510fd9ae 1280

5 dicas de planejamento para ter tempo para seus projetos criativos

Rate this post

Por vezes nós deixamos de lado diversos planos que nos faziam bem, por conta de uma má gestão no tempo. Isso pode ter a ver com criações referentes a uma nova confecção de uniformes ou a escrita de um livro.

Mas para que isso não ocorra e consiga trilhar bons caminhos, há diversas possibilidades de softwares ou mesmo de planejamento offline. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.

1. Descubra como gasta seu tempo atualmente

Para otimizar seu tempo (e isso vale para estudantes e para o gestor de uma empresa de batedeira industrial, por exemplo), tente descobrir o que está fazendo com ele. Registre-o por uma semana, acompanhando todas as atividades diárias. Isso dará diretrizes para que possa:

  • Determinar o quanto pode realizar em um dia;
  • Identificar momentos de ócio;
  • Concentrar-se nas atividades que oferecem maior retorno.

Depois disso, ficará bem claro quanto do seu tempo é gasto em atividades improdutivas e, consequentemente, seguirá novas formas de agir. Este exercício também ajuda a determinar a hora do dia em que tende a ser mais produtivo.

2. Crie uma rotina diária do que deve ser feito – e cumpra cada uma delas

Para que tire seus projetos criativos do papel com mais assertividade, faça uma lista de tarefas que precisa fazer ao longo do dia. Antes de dormir, por exemplo, escreva os pontos primordiais para o dia que virá. Esta etapa permite que tenha maior foco assim que chegar ao escritório.

Esses pequenos detalhes são tão imprescindíveis quanto uma bomba de vácuo para o setor industrial. Colocar tudo no papel evitará esquecimentos e preocupação exacerbada. Em vez disso, seu cérebro planejará, mesmo que inconscientemente, diversas coisas quando estiver dormindo, o que significa que pode acordar de manhã com novas ideias criativas.

3. Verifique as prioridades com sabedoria

Ao organizar sua lista de tarefas, a priorização é a chave para o gerenciamento bem-sucedido em relação às tarefas criativas e o tempo. Comece eliminando detalhes que não deveria realizar nos primeiros passos do dia. 

Em seguida, identifique as tarefas mais importantes e garanta que conclua com louvor. Avalie a lista de tarefas e se certifique de organizar tudo com base na importância. Importância e urgência são duas palavras que devem ser tratadas com cuidado. 

Tendemos a deixar o ‘urgente’ dominar nossa vida, quando, na verdade, deveríamos nos concentrar em atividades de total importância. Ou seja, se um projeto para novos modelos de rótulos adesivos deve ser entregue mais rapidamente, é correto afirmar que, fazendo-o em primeiro lugar, as chances da criatividade aparecer com tudo é maior.

4. Evite o pensamento de que é multitarefas

Esta é uma das dicas mais simples quando se relaciona projetos criativos e gestão do tempo, mas também um dos mais difíceis de seguir. Concentre-se na tarefa em questão e bloqueie todas as distrações. 

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode até parecer tentador e ‘econômico’, mas estará apenas diminuindo a produtividade. Você perde tempo ao sair de uma tarefa para outra. Da mesma forma, é válido apontar que se estressar não o tornará o dia mais curto, então aos poucos você vai ao longe.

5. Atribua limites de tempo às tarefas

Parte do planejamento de suas ações ao longo da semana ou dos meses  envolve a definição de limites de tempo para cada uma das tarefas. Isso o deixará mais criativo, pode ter certeza. 

Portanto, ao invés de seguir até que algo seja concluído (e, com isso, ficará cansado e indisposto), defina um ritmo para o seu fluxo de trabalho. Um dos grandes aliados pode ser a famosa Técnica Pomodoro.

Ou seja, faça as atividades em blocos de 25 minutos e, sem seguida, dê pausas de 5 minutos para relaxar. Esta técnica reduz a tensão mental e mantém a motivação lá em cima. Depois dessa lista, é o momento de fazer com que suas atividades ganhem mais ritmo e sua criatividade se propague pelos quatro cantos da empresa ou de qualquer outra atividade.

Gostou do conteúdo com dicas de planejamento para ter tempo para seus projetos criativos? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar