MX Cursos
texto online

5 Formas práticas de humanizar seu texto online

5/5 - (1 vote)

Quando você está escrevendo um texto online, já parou para pensar quem é a pessoa que está do outro lado da tela consumindo aquele conteúdo? 

Muitos escritores que atuam com blogs online acabam trabalhando de forma automatizada, com conteúdos diretos e muitas vezes sem aquela pegada mais humanizada, mas acredite, quem consome um texto é uma pessoa de carne e osso, com emoções, sentimentos e preferências. 

Sendo assim, aquela pessoa quer consumir algo que represente o que ela pense, que gere uma identificação e acima de tudo: que seja humanizado. Ninguém quer ler um texto robotizado como se tivesse acabado de ter sido escrito por uma máquina, as pessoas querem algo a mais, querem ler um texto que faça sentido e que tenha conexão de uma forma boa para elas. 

As pessoas estão cada vez mais criteriosas em relação aquilo que consomem, afinal, o conteúdo não funciona como um Laudo Avcb que são fatores essenciais em um edifício, a pessoa pode não gostar de uma escrita e migrar para outra, prejudicando de forma única e exclusiva o próprio autor que perde audiência e credibilidade dentro do mercado. 

Isso faz com que a humanização do texto seja um tema cada vez mais debatido, muitos leitores preferem um texto mais humanizado, que consiga transmitir uma boa mensagem ou que se comunique de maneira mais íntima com cada pessoa de forma individual.

Mas como conseguir fazer isso? Quais as ferramentas para criar um conteúdo mais humanizado? No texto de hoje, nós separamos 5 formas práticas de humanizar seu texto online e fazer com que você consiga se aproximar da sua audiência de maneira simples e eficaz, bora conferir? Então vamos lá!

Conheça o seu público

A base para a criação de textos mais humanizados é o conhecimento que você deve ter relacionado ao seu público, se você quer gerar um sentimento de proximidade e estabelecer um diálogo cada vez mais próximo, então é obrigatório que você não só conheçam, mas como estude muito bem sobre a pessoa que está do outro lado da telinha. 

Colete o máximo de dados possíveis, crie pesquisas, estabeleça uma conexão, e crie uma persona completa indo muito além de idade, sexo, localização geográfica e profissão, aqui é preciso conhecer a fundo cada um de seus leitores, suas preferências, necessidades, gostos pessoais, hobbies, dores, desejos entre outros.

Quanto mais você conhecer o seu público, mais vai conseguir chegar até ele de forma intensa e eficiente, então é preciso pesquisar bastante, estudar muito e conhecê-lo da melhor forma possível, lembre-se, essa é a base para qualquer escrita mais humanizada. 

Use uma linguagem mais descontraída e próxima da audiência

O segundo ponto é a forma como você escreve seus textos, se você quer transmitir uma sensação mais humanizada, é preciso dosar um pouco melhor a sua linguagem procurando por algo que seja mais descontraído, um texto online costuma ter um teor mais tranquilo e relaxado do que um trabalho científico, por exemplo, então busque implementar isso na sua forma de escrever. 

Crie uma comunicação mais leve, no qual é possível estabelecer diálogos e que você consiga falar sobre diferentes assuntos como o Impermeabilizante Para Laje  da sua empresa, sem ficar um texto pesado ou maçante, trazendo uma leitura mais leve, próxima e até mesmo com um teor de “conversa”. 

Também é importante levar em consideração o estilo do seu público, em alguns casos, muitos querem um linguajar mais sério que transmite autoridade e respeito além de formalidade, então procure adotar algo mais leve ao mesmo tempo que se comunique de forma que seu público quer. 

Priorize pela qualidade e adote o slow content

Um texto humanizado também é aquele que, acima de tudo, possui uma alta qualidade, sendo assim, é crucial que acima do volume, você coloque a qualidade como um ponto a ser explorado, e para isso, é possível adotar o que conhecemos como slow content. 

Esse é um conceito que tem sido desenvolvido bastante dentro desse universo nos últimos tempos e consiste basicamente em frear a produção frenética de conteúdos, dando mais espaço para algo que seja qualitativo no lugar do quantitativo. 

Com a exigência dos algoritmos e a necessidade de construir uma audiência maior, diminuir a produção de conteúdos ajuda e muito a produzir textos mais humanizados e que consigam, de fato, transmitir uma mensagem. 

Quanto melhor ele for, com mais carinho for feito e mais qualidade você colocar dentro dele, mais as pessoas sentirão um impacto e traços de humanidade serão muito mais escancarados e abordados da maneira correta. 

Invista em storytelling

Quem não gosta de uma boa história? Bom, o conceito de storytelling reflete justamente isso: saber contar uma boa e cativante história para o seu público, e essa é uma ferramenta importante para conseguir humanizar um conteúdo, as histórias fazem parte da essência da humanidade, e até mesmo um serviço como a construção de uma  Etiqueta Personalizada pode ter algo a ser contado. 

O storytelling bem feito pode fazer total diferença na humanização de um texto, quanto melhor o seu enredo for desenvolvido, mas vai despertar a curiosidade e até mesmo aflorar os sentimentos do público. 

Procure investir nesse recurso da forma correta, repleto de histórias diferentes e que consigam conectar bem a sua marca, fale sobre sua missão, visão e valores, e coloque o usuário no centro de tudo. 

Não fale apenas sobre negócios e mostre mais o “rosto” da sua marca

Um grande erro dos textos online é falar apenas sobre negócios ou sobre questões profissionais, e acabar se esquecendo de criar certas conexões com o seu público, é claro que é importante falar sobre um novo Pallet De Madeira, seus benefícios e os motivos que alguém deve comprá-la, porém, é preciso ir além disso. 

Procure sair um pouco da casinha e fale sobre assuntos que sejam próximos da sua audiência, talvez converse um pouco sobre futebol, faça outras analogias que o seu público gosta de consumir e saia um pouco da rotina de conversar apenas sobre negócios. 

Também recomendamos que coloque o seu rosto de forma um pouco mais frequente, mostre quem está por trás da sua marca, os idealizadores da empresa, e traga esse lado mais humanizado. 

Conte no texto algumas histórias e experiências pessoais, e tire aquela imagem de um empreendimento para algo mais humano, afinal, são pessoas que gerenciam aquele negócio, use isso ao seu favor e crie conexões mais íntimas. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar