MX Cursos
seo

6 Pontos principais de um bom conteúdo para web

5/5 - (1 vote)

Já faz um bom tempo que um site não é composto apenas por informações pessoais como endereço ou telefone para contato, atualmente, todo negócio que quer se destacar dentro da web não pode se limitar a informações simples.

Mas deve ir além para criar notoriedade e autoridade dentro do seu mercado, e para isso é preciso realizar uma função básica: a criação de conteúdo. 

Atualmente, criar conteúdo tem se tornado algo quase que obrigatório para qualquer um presente dentro da web, seja através de mídias sociais, ou do seu próprio site, a criação de conteúdo é algo fundamental para gerar mais tráfego, ganhar visibilidade, gerar reconhecimento, notoriedade e é claro, expandir a sua marca de maneira eficiente. 

Quanto mais conteúdo você produz e com maior qualidade, mais as pessoas irão conhecer e se interessar pelo seu negócio, ele é a grande chave para determinar o sucesso de um negócio através da web, sendo um detalhe tão importante quanto a aplicação de uma etiqueta personalizada

Mas é claro que não basta apenas produzir conteúdos, é preciso que eles sejam bons, demonstrem qualidade e sejam de fato, atrativos para o público.

O planejamento é a chave para o sucesso

O primeiro ponto principal de um bom conteúdo para web é que ele tenha um ótimo planejamento, para isso, é preciso pensar de maneira prévia na sua funcionalidade e montá-lo de maneira bem antecipada. 

Cada conteúdo possui um objetivo diferente de acordo com as necessidades daquele site, sendo assim, é preciso planejá-lo com antecedência de acordo com aquilo que você deseja, seja atrair mais visitantes, gerar mais leads, ou até aumentar suas vendas. 

É preciso separar as pautas, criar um calendário de postagens, escolher a plataforma de divulgação e entender qual o público-alvo antes de começar a produzir o conteúdo, é importante que você tenha uma base sólida antes de colocar a mão na massa, quanto melhor preparado ele estiver, melhor será o seu desempenho posterior. 

É preciso conhecer a persona e focar no que ela quer consumir

Sempre que você produzir um conteúdo para web lembre-se que não está fazendo isso para si próprio, mas sim para suprir a necessidade de alguém, ou seja, todo conteúdo criado e publicado tem como objetivo responder alguma dúvida, ou sanar algum desejo ou necessidade de algum usuário, então é preciso que você crie algo para aquela pessoa. 

Se os usuários querem saber mais sobre o funcionamento da sua chapa de aço inox, procure criar um conteúdo para eles, todo bom conteúdo é direcionado para um público específico e tem como objetivo atingi-lo e responder todas as suas dúvidas. 

Para que você consiga obter êxito nessa tarefa, procure conhecer a sua persona, defina o perfil ideal do seu consumidor, saiba o que ele espera daquele conteúdo, qual o seu perfil, gostos pessoais, preferências e por aí vai, quanto mais informações coletadas, mais eficiente é o seu conteúdo criado para ele. 

O conteúdo deve fazer sentido e acompanhar as tendências

Se você escreve sobre futebol, o seu conteúdo deve ser algo vinculado à atualidade, ou no máximo uma pequena volta no tempo porém com assuntos relevantes, todo conteúdo precisa ter um contexto que faça sentido e que acompanhe as tendências atuais. 

A internet é um espaço dinâmico que está em constante evolução e mudança, a cada minuto, milhares de conteúdos são postados dentro da web, e se você não quiser ser deixado para trás, é preciso acompanhar essas tendências. 

Procure acompanhar o ritmo necessário para suprir necessidades pontuais, acompanhe novas tendências como o lançamento de um novo filme da Marvel, de uma série da Netflix, a realização de um jogo importante ou até mesmo de um evento que tem movimentado a web, e procure usar esse contexto para responder questionamentos  e suprir as necessidades atuais do seu público. 

Avaliação de formato

Um dos grandes pontos positivos da internet é justamente a sua variedade de conteúdos, você pode aproveitar diferentes canais de comunicação para transmitir a mensagem que deseja, e isso se aplica também dentro dos sites, você não precisa se limitar apenas a textos para dar mais informações sobre seu laudo avcb.

Muitas vezes, é necessário adicionar outros formatos diversificados que agreguem valor dentro do seu conteúdo, sendo assim, procure identificar qual o mais adequado para cada situação e aplique isso dentro do seu conteúdo para web. 

Talvez um formato em áudio ou vídeo, e até mesmo um infográfico ou algo mais interativo podem suprir ou complementar uma necessidade de maneira muito mais assertiva do que o texto, busque sempre identificar o que é mais adequado e use a variedade de formatos para aumentar sua eficiência. 

Qualidade acima de quantidade

Um dos principais pontos de um bom conteúdo é a sua qualidade, em um mundo cada vez mais dinâmico e concorrido, muitos acabam se preocupando em postar mais e mais conteúdos e acabam esquecendo de focar em algo que seja realmente qualitativo e não quantitativo. 

Sendo assim, um bom conteúdo precisa ser aquele de qualidade, mas como identificar isso? Bom, se o tema for completo e coerente com a sua proposta, for fácil de ser escaneável e conseguir transmitir informações relevantes para o público, além de variar nos formatos e até mesmo, aplicar algumas estratégias de SEO, podemos falar que a sua qualidade é alta. 

Lembre-se, você pode sim publicar diversos conteúdos, desde que eles possuam uma alta qualidade, priorize algo bom, que agregue valor e que de fato, faça a diferença para o seu público. 

O redor também é importante

Quando falamos de um bom conteúdo, cada detalhe é importante e o que está ao redor dele também se engloba dentro disso, é claro que muitas vezes, o conteúdo em si vai ser o foco principal, porém é importante focar em tudo aquilo que está em volta. 

A plataforma de postagem, o seu design, layout, responsividade, enfim, aqui cada detalhe importa e também indica e influência a qualidade do conteúdo, assim como um grupo gerador de energia que passa quase que despercebido, mas é crucial para trazer segurança até o local. 

Fique de olho em cada detalhe, capriche no seu site e em toda a sua estruturação, de nada adianta bons conteúdos se eles estiverem em um local ruim e que prejudique a experiência do usuário. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar