MX Cursos
dual screen g834f70ee0 1280

6 dicas de programação para deixar seu site mais responsivo

5/5 - (1 vote)

O acesso a internet se tornou um costume extremamente comum na rotina dos brasileiros, pegar no celular logo ao acordar ou durante uma pausa durante o dia já é algo padrão para grande parte das pessoas, e o que tem se tornado cada vez mais comum é a preferência dos dispositivos, de acordo com pesquisas, mais de 56% dos acessos são feitos através de dispositivos móveis. 

Mais impressionante que isso é o número de tempo que as pessoas passam navegando pela internet usando o celular, cerca de 91%  do tempo total de navegação das pessoas é feita através dos seus celulares, seja pesquisando algum produto para comprar como uma nova bomba de vácuo para colocar no consultório odontológico ou apenas navegando através das notícias. 

O fato é que não tem como ignorar o acesso móvel, ele se tornou uma verdadeira prioridade, e é preciso tratá-lo como tal, pensando nesse fator, é crucial criar sites que correspondam cada vez mais a essa expectativa mobile, e para isso, é preciso atuar com a chamada responsividade. 

Seu site é responsivo? Que tal deixá-lo totalmente adaptável a qualquer tipo de tela? Esse pode ser um grande diferencial para gerar mais tráfego e aumentar a sua popularidade, então pensando nisso, no texto de hoje separamos 6 dicas de programação para deixar seu site mais responsivo e eficiente, bora conferir? Então vamos lá!

1. Crie seu site com base em flexibilidade

No momento em que você começa a realizar a programação do seu site, é fundamental que comece pensando em toda a sua flexibilidade e é claro, na responsividade do mesmo, é preciso entender que existem layouts que se encaixam bem no mobile e outros nem tanto, além de comandos e tamanhos que podem ou não serem adaptados. 

Então a nossa primeira dica é justamente pensar nessa flexibilidade e visualizar como você quer deixar a sua página, é ideal que você crie uma página que exija um HTML simplificado e elementos que fiquem fluídos e de simples visualização como os menus e as guias.

Evite DIVS mais complexas, posicionamento absoluto e truques de JavaScript ou elementos de Flash, lembre-se, quanto mais simplório foi o seu site, melhor ele se adapta aos dispositivos móveis, porém é necessário ressaltar que, simplicidade não representa baixa qualidade, então capriche. 

2. Respeita as limitações do mobile

Para ter um site responsivo é preciso entender que existem certas limitações em determinadas telas, então fique de olho em cada uma delas e saiba respeitar cada um dos seus limites, assim como para acessar ambientes de temperatura baixa possa ser requisitado o uso de luva de vaqueta, é necessário se adaptar de acordo com as telas. 

Menos que 480px servem para smartphones menores e mais antigos, já menos de 768px é ideal para tablets e smartphones maiores, enquanto mais de 768px se enquadram em tablets grandes e telas de desktop. 

Por fim, ainda é possível enquadrar seu site para menos de 320px, que são aqueles celulares bem mais antigos e o maior de 1024px, que corresponde a desktops com telas mais largas. 

3. Torne suas imagens acessíveis

Você já entrou em sites onde a imagem acabou ficando distorcida? Ou não se enquadra tão bem na tela ocupando todo o espaço? Isso é natural, é um problema que deve ser resolvido por sites responsivos, por tanto, tornar as imagens acessíveis é quase que uma obrigatoriedade. 

Procure por ferramentas que te ajudem a encurtar essas imagens ou que se adaptem bem aos dispositivos móveis, mantenha a dimensão de acordo com as suas necessidades e com os diferentes dispositivos móveis. 

Verifique as soluções e encontre os caminhos mais simples para solucionar esses problemas, lembre-se de torná-las acessíveis e que correspondam bem. 

4. Retire aquilo que não é essencial

É preciso entender que, ao criar um site existem certos elementos que nunca irão corresponder dentro do ambiente mobile, assim como um toldo articulado não se encaixa em todo local, é preciso entender que existem determinados elementos que não se enquadram e nunca vão se enquadrar nesses dispositivos. 

Mesmo que você os modifique, existem alguns elementos visuais que simplesmente não funcionam, então procure fazer uma pesquisa para entender e identificar quais são eles, isso pode ser aplicado com um comando básico como o caso do .notmobile.

No CSS, procure especificar todos os elementos que foram marcados por esse comando e realize a sua remoção um por um, lembre-se de retirar aquilo que não é essencial e que de qualquer forma, não funciona. 

5. Permita a compressão de elementos

Que tal usar uma programação GZIP para comprimir alguns elementos? Isso facilita que alguns recursos sejam carregados com o uso do mobile, com isso você reduz o peso de carregamento dos elementos de cada página, facilitando a navegação pelos mobiles. 

Todos sabem que elementos pesados podem demorar a carregar em dispositivos móveis e deixar o site lento e de difícil acesso pelos celulares, então procure comprimi-los para aumentar o desempenho, pode ser usando o GZIP ou outro programa similar. 

6. Se preocupe com os testes

Por fim, temos uma dica que não é necessariamente de programação mas pode ajudar bastante a sua jornada, que são os chamados testes, para conferir se tudo aquilo que você faz até então está de fato, trazendo resultado, comece a realizar e testar os elementos que foram feitos até agora. 

Assim como uma confecção de uniformes, é preciso tomar alguns passos antes de concretizá-los, e os testes ajudam nessa jornada, utilize alguns como o PageSpeed para saber a velocidade de carregamento nas diferentes telas, sendo que a pontuação será descrita de 0 a 100 e 85 é satisfatório. 

Outras ferramentas como o Screenfly ajuda a ver como seu site é aberto em diferentes telas e por fim, o Responsinator que ajuda a simular o layout da sua página dentro dos celulares, use essas ferramentas ao seu favor para conferir sua eficiência e o desenvolvimento do seu site. 

O que achou do conteúdo? Gostou do texto de hoje? Então deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar