MX Cursos
chocolate

6 melhores alimentos para aumentar a produtividade

5/5 - (1 vote)

Você já deve ter ouvido por aí o quão importante para a produtividade é a prática de exercícios físicos regularmente. Mas você sabia que os alimentos que você come também podem ter um impacto significativo? Uma dieta saudável pode aumentar o foco, a motivação e a atividade cerebral em até 20%.

Seja para quem está em um ambiente de trabalho com poucas opções de refeição ou para quem concilia trabalho e estudo e nem sempre tem um lanchinho à mão, listamos aqui 6 alimentos para aumentar a produtividade — os quais podem ser ingeridos tanto nas refeições principais quanto nos intervalos. Confira!

1. Berries

Frutas como amoras, mirtilos e framboesas, também chamadas de berries, são excelentes quando o assunto é impulsionar a memória e a concentração. Isso acontece devido à grande quantidade de antioxidantes presentes nesses alimentos.

Ao ingeri-las, há um aumento no fluxo de sangue e de oxigênio para o cérebro, o que ajuda a manter a mente arejada e criativa por até 5 horas. Como regra geral, quanto mais escura a fruta, mais antioxidantes ela contém. Além disso, elas são tiro e queda na prevenção de doenças como o câncer e o mal de Alzheimer.

2. Chá verde

O chá verde é ótimo para melhorar seu rendimento por duas razões: por possuir cafeína e porque contém L-teanina. A cafeína ajuda na concentração e te mantém motivado. Mas o que é a L-teanina? Ela nada mais é que um ingrediente que te mantém tranquilo e libera a cafeína de forma mais lenta.

Assim, os dois ativos combinados presentes na Matcha (folha que é moída para a fabricação do chá) combinam-se para aumentar a atenção e a velocidade ao tomar decisões.

3. Chocolate amargo

Os chocolates amargos e meio amargos entram nessa lista de alimentos para aumentar a produtividade devido a dois fatores: eles também contêm uma pequena quantidade de cafeína, responsável por aumentar a agilidade mental, além do magnésio, que ajuda na diminuição do estresse e na liberação de endorfinas, fazendo você se sentir bem e disposto para a execução de diversas tarefas.

Só porque o chocolate é benéfico nesse sentido não quer dizer que você deva comer uma barra enorme todos os dias. Coma pequenas porções como sobremesa ou quando a vontade de ingerir doces falar mais alto.

4. Abacate

O segredo para a produtividade é manter um bom fluxo sanguíneo no cérebro, e os abacates são excelentes estimulantes naturais desse processo. Um abacate pequeno por dia já é capaz de aumentar essa circulação e dar um impulso enorme nas células cerebrais.

Seja em uma salada, na guacamole ou até mesmo em uma deliciosa vitamina, os abacates fornecerão mais energia para a sua rotina corrida e ajudarão a saciar a fome (devido ao seu alto teor de fibras).

5. Peixes oleosos

Os peixes com alto teor de ácidos graxos, como o ômega-3, são ótimos aliados da produtividade. Esses óleos são particularmente úteis na melhoria da memória e do desempenho mental, pois combatem a depressão (maior inimiga do rendimento).

As pessoas que apresentam deficiências dessas gorduras têm mais chances de apresentar memória fraca, alterações no humor e fadiga. Portanto, trate de ir à peixaria comprar espécies como salmão, sardinha, truta e cavala (ricas nesses nutrientes). Intercale-os com outros alimentos e varie o modo de preparo. Como resultado, você terá dias muito mais proveitosos.

6. Sementes de linhaça

Linhaça - Alimentos para aumentar a produtividade

Assim como os chocolates, as sementes de linhaça possuem alto teor de magnésio, vitaminas do tipo B, ômega-3 e fibras, ajudando na maior percepção mental e no emagrecimento, além de contribuir consideravelmente para o aumento da concentração.

Apenas lembre-se de triturá-las depois de comprá-las (para que o seu corpo possa digeri-las). Ao contrário dos outros alimentos listados, as sementes de linhaça não podem ser comidas separadamente: são ótimas com cereais, iogurtes e saladas.

Agora que você já sabe quais são os melhores alimentos para aumentar a produtividade, é hora de ir à feira e encher a sacola. Lembre-se que, antes de começar qualquer dieta, procurar um profissional é de extrema importância.

Gostou dessas dicas de alimentos para aumentar a produtividade? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar