MX Cursos
Youtube Softwares 1

7 softwares essenciais que todo youtuber precisa dominar

Rate this post

Criar um canal de sucesso no Youtube ou ser um Youtuber de sucesso não é uma tarefa fácil e muitas vezes nem tão rápida. Mas com dedicação, comprometimento, paciência e sobretudo, disciplina, o caminho entre um canal iniciante e um canal com audiência, rentável e de sucesso será extremamente curto.

Mas para conseguir essa excelência não basta apenas seguir os preceitos conceituais listados em outros artigos por mim. É preciso também dominar técnicas e softwares essenciais para criar um trabalho profissional e uma edição de vídeos matadora.

Neste artigo, listarei 7 softwares indispensáveis e imprescindíveis para edições profissionais e que todo youtuber precisa dominar pra ontem.

1. Adobe Photoshop

photoshopPode parecer loucura e muitos questionarão sobre a necessidade de dominar o Photoshop, já que a ferramenta não foi criada exclusivamente para editar vídeos, apesar de possuir esse recurso. Mas o que muitos não sabem é que o Photoshop é imprescindível para uma boa edição. É com ele que o editor ou youtuber criará artes interativas como inserts pontuais, criação de legendas (as conhecidas lowerthirds), efeitos de transição e é claro, os thumbnails/capas dos vídeos.

Portanto, o Photoshop é o primeiro item dessa lista.

Se você ainda não domina o Photoshop, não se preocupe. Aqui você poderá ver uma lista de cursos da ferramentas onde muitos deles foram criados por mim. Dá uma conferida, pois são todos 100% em vídeo aulas, claro 🙂

Assista à primeira aula do curso de Adobe Photoshop CC

2. Adobe Premiere

premiereO Adobe Premiere é a mais popular ferramenta para edição de vídeos do mundo. Não acredita no poder do Premiere? Então, leia essa notícia aqui: “Tim Miller revela por que usou Adobe Premiere para editar “Deadpool”.

O Software será responsável basicamente por editar totalmente seus vídeos. Com ele você poderá efetuar cortes pontuais, inserir legendas, inserir as transições de cenas, retocar iluminação, enfim, quase 100% do vídeo estará dentro desse software até seu destino final que é a renderização do vídeo.

A renderização é o processo final da edição do vídeo. É quando você transforma o vídeo editado em arquivos com extensões específicas para cada ocasião como mp4, mov, entre outros.

Portanto, se a edição é a alma do vídeo, o Premiere é Céu :p

E claro, também possuo diversos cursos desse software.

Assista à primeira aula do curso de Adobe Premiere CC

3. Adobe After Effects

after_effectsÉ o primo do Premiere. Esse software é capaz de criar animações e efeitos incríveis. Pensou animação e efeito, pensou em After Effects. Na família Adobe, o Premiere é o primo sério e o After o primo engraçado e brincalhão :p

Com ele você fará as legendas(lowerthirds), os efeitos de transição e diversos outros recursos que deixarão seus vídeos interativos, dinâmicos e mais profissionais.

Ah, e além de serem primos, são muito unidos, pois eles trabalham juntos :p

Conheça meus cursos de After neste link.

Assista à primeira aula do curso de Adobe After Effects CC

4. Adobe Audition

auditionO Adobe Audition é uma ferramenta incrível, onde é possível não só gravar, mas também editar, tratar, manipular, ajustar e compor, entre outras muitas opções.

Existem muitos profissionais que desconhecem as possibilidades desse programa, com isso, perdem um pouco a qualidade dos seus trabalhos.

Mas ao conhecer essa ferramenta, os trabalhos que envolvem áudios serão mais profissionais e o resultado final, magnífico.

Ou seja, com ele você poderá melhorar e muito a qualidade de seus áudios.

Me antecipando a possíveis perguntas, saiba que é possível separar o áudio do vídeo gravado, importar no Audition, tratá-lo e melhorá-lo e depois integrá-lo novamente ao vídeo através do Premiere.

Como não podia deixar de ser, tmabém tenho um curso ótimo de Audition aqui.

Assista à primeira aula do curso de Adobe Audition CC

5. Adobe Illustrator

illustratorOutra ferramenta para edição gráfica, o Illustrator é o talentoso da família. O Software é capaz de criar artes vetoriais e desenhos incríveis.

Se seu propósito é criar um canal para inserir vídeos de histórias 2D animadas, saiba que é totalmente indicado que seja feito com Illustrator integrado com as ferramentas citadas acima, claro.

É muito fácil criar personagens e desenhos no Illustrator e animá-los com After Effects.

Confira meus cursos de Illustrator aqui.

Assista à primeira aula do curso de Adobe Illustrator CC

6. Autodesk Maya 2015

mayaAgora, se seu objetivo é criar vídeos com histórias 3D ou até mesmo inserir animações 3D no seu vídeo, o Maya é a ferramenta ideal.

Maya tem sido um programa de destaque ao longo dos anos, permitindo inúmeras possibilidades para os que trabalham com efeitos especiais, modelagem 3D e animação. Você vai não apenas imaginar, mas criar projetos 3D de alta qualidade para filmes, televisão, games e até para publicidade.

O programa nos possibilita trabalhar com animações, simulações e opções de renderizações permitindo assim uma maneira rápida e eficiente de trabalhar no ambiente 3D.

Eu também criei um curso de Maya simplesmente fenomenal. Acesse aqui.

Assista à primeira aula do curso de Autodesk Maya 2015

7. Adobe SpeedGrade

speedgradeE por fim, chegamos ao Adobe SpeedGrade, um software sem igual. Com ele é possível melhorar a qualidade geral de seus vídeos corrigindo a colorização de seus projetos.

Nem sempre é possível fazer a captura de uma determina cena com a iluminação ideal, o tempo nem sempre está favorável, e não conseguimos aquela dramaticidade de cenários planejado.

Mas com o Adobe Speedgrade isso não será mais um problema. É possível realizar vários ajustes para se obter a coloração ideal de todos os takes que foram realizados, permitindo assim um trabalho cada vez mais profissional com as correções de cores necessárias.

Adivinha? Claro, criei um curso do titio Speed aqui.

Assista à primeira aula do curso de Adobe SpeedGrade

A maioria dos softwares listados aqui são da Adobe e essa seleção mostra o quão essa companhia detém o monopólio no quesito ferramentas para edição de vídeos e design gráfico.

Se aperfeiçoando nesses softwares, além de editar melhor seus trabalhos, trazer um toque mais profissional e criativo, você poderá potencializar e muito seu canal, trazendo mais visitantes e convertendo-os em inscritos por conta da inovação e criatividade.

Mas além de tudo isso, o amplo conhecimento nessas ferramentas dará a você um destaque a mais no mercado de trabalho (caso seu canal não seja seu foco único) e isso poderá abrir muitas portas pra você.

Portanto, qualifique-se e torne-se um editor e pós-produtor de vídeo de excelência.

Um abraço e até a próxima!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar