MX Cursos
instagram

8 Dicas para tornar seu Instagram mais profissional

3.2/5 - (4 votes)

Quer saber como tornar seu Instagram mais profissional? Você está no lugar certo!

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo.

Em 2016 foi lançada a opção para criar um perfil de negócios. Desde então, os profissionais de marketing de mídias sociais, pequenas e grandes empresas e prestadores de serviços têm usado a plataforma a seu favor.

A rede social é o local ideal para o compartilhamento de fotos, vídeos e histórias todos os dias e tornar o Instagram parte da sua estratégia de marketing é mais fácil do que você imagina. Não sabe como fazer? Continue lendo e confira nesse post nossas 8 Dicas para tornar seu Instagram mais profissional!

1. Crie um perfil comercial

O Instagram está sempre anunciando uma série de ferramentas para ajudar as empresas a entender melhor seus seguidores e expandir seus negócios. Se você pretende usar a Rede social para vender seus produtos ou oferecer seus serviços e não possui um perfil comercial, pode estar perdendo um grande público interessado.

Mudar para um perfil comercial oferece a oportunidade de ver mais informações e, portanto, permite que você conheça melhor seus seguidores.

Temos um post aqui explicando com mais detalhes como migrar sua conta e algumas vantagens dessa mudança.

Crie um perfil comercial

Agora que você já sabe como fazer a migração e ter acesso aos benefícios oferecidos pelo Instagram, vou te mostrar algumas dicas para te ajudar a tornar seu perfil profissional e atrativo.

2. Use um nome de usuário de fácil identificação

Seu nome de usuário deve estar totalmente de acordo com a sua marca ou seu propósito. De preferência, use o nome da sua marca e caso não seja possível, procure por nomes fáceis de gravar. Evite usar caracteres especiais, pois eles podem dificultar outras pessoas de te encontrarem.

Por exemplo, em nossa empresa, usamos o @mxcursos em todas as redes sociais. Desta forma, caso os alunos queiram nos encontrar, não terão dificuldades.

3. Atenção á foto de perfil

Quando se trata de escolher uma foto de perfil, é importante que as pessoas a reconheçam instantaneamente quando visitam seu perfil do Instagram.

A escolha óbvia para isso é o logotipo da sua marca, que você já usa em seu site, material de marketing e outros canais de mídia social. O uso de um símbolo identificável, além de facilitar o reconhecimento do seu público-alvo, também ajudará a aumentar a conscientização da sua marca, garantindo que ela seja constantemente visível dentro do seu nicho nas mídias sociais.

4. Deixe claro na bio o que você faz e como pode ajudar quem está chegando

Uma biografia do Instagram tem que causar impacto no seu público. Ele precisa dizer às pessoas qual é o seu negócio, o que você faz e por que elas precisam de você.  Certifique-se de que sua biografia  inclua o máximo de informações possível sobre sua marca com 150 caracteres.

Sua biografia também é o lugar perfeito para adicionar uma chamada à ação . Diga ao seu público o que você quer que ele faça e, se possível, como fazê-lo.

Por exemplo, peça ao seu público para acessar seu site ou entrar em contato com você. Se sua organização fornece um serviço, exiba seu e-mail para incentivar as pessoas a entrar em contato para uma discussão ou cotação.

Deixe claro na bio o que você faz e como pode ajudar quem está chegando

Você também pode usar o Linktree para otimizar sua bio e inserir vários links para o seu público. Explicamos mais sobre isso aqui.

5. Crie uma Rotina

É importante estar sempre presente, seja nos stories ou com postagens diárias. As publicações no Instagram podem trazer muito engajamento e a melhor maneira de atrair seus seguidores é postar conteúdo regularmente.

No entanto, você não precisa exagerar, mas não pode deixar de publicar, pois eles podem esquecer você. Assim, a chave do sucesso é manter um equilíbrio. De acordo com alguns estudos, o ideal é que haja postagens no Feed do Instagram de 1 a 2 vezes por dia.

6. Esteja presente nos stories

O uso dessa ferramenta é uma maneira de evitar inundar seu feed principal e obter mais visualizações. Embora suas postagens possam ficar ocultas no feed, as histórias do Instagram aparecem em uma linha na parte superior da tela, por isso é mais fácil ver novos envios.

Também é ótimo para conteúdo dos bastidores e para compartilhar o lado humano do seu negócio. Isso pode dar a seus seguidores uma visão exclusiva da vida de sua empresa e fazer com que eles se sintam parte da sua marca.
A melhor maneira de aumentar o engajamento, é permanecer criativo e aproveitar ao máximo esses conteúdos. Todo dia é uma nova oportunidade de se expressar no Instagram.

Além disso, você pode deixar salvo nos destaques os stories mais importantes. Faça destaques que conectam você a aquele seu seguidor que acabou de chegar (Comece aqui, Quem eu sou, Serviços, Dicas, Quadros, Cursos, etc).

7. Interaja com seus seguidores

Certifique-se de que seus seguidores saibam que você está ouvindo e que realmente se preocupa com os comentários deles, interagindo sempre.

Reposte quando for marcado em alguma publicação, abra a caixa de perguntas regularmente, use enquetes, responda as mensagens e comentários, mostre para os seus seguidores que você está ali e que eles estão sendo vistos. Isso vai te ajudar a criar uma comunidade forte e garantir cada vez mais engajamento.

Interaja com seus seguidores

Outra dica muito boa é sempre que postar alguma coisa, inserir uma pergunta na legenda. Por exemplo: “O que você acha disso? Isso também acontece com você? O que você prefere? Usaria isso? Têm alguma outra dica?” Essas perguntas estimulam os seus seguidores a interagir com a sua postagem e você passa a ter comentários mais interessantes. Não esqueça de sempre respondê-los 🙂

8. Fique de olho nas tendências

Ter uma presença na mídia social não é suficiente para atrair novos seguidores. Você precisa saber como interessá-los, e ficar de olho nas tendências é uma maneira de entender que tipo de conteúdo você deve postar para chamar sua atenção. De fato, as tendências de mídia social têm o maior potencial de aumentar o engajamento.

O Instagram está sempre lançando novas ferramentas e com o uso delas, você pode até ter um alcance maior. Então, por que não usar, não é mesmo?

Uma ferramenta lançada recentemente foi o Reels. Foi feito para criar vídeos em formatos similares ao TikTok. É uma substituição do modo “Cenas”, que tinha um funcionamento parecido. Os vídeos possuem duração máxima de 15 segundos e podem ser publicados nos Stories e na aba Explorar da rede social.

Sabemos que o Instagram faz parte de nossas vidas agora e está presente em nosso dia a dia. E para muitas empresas, é vital a participação da rede social em suas estratégias de Marketing.

Caso queira aprender mais sobre Instagram e outras redes sociais, acesso os nossos Cursos Online de Marketing Digital!

E aí,  gostou das dicas? Já usa algumas dessas estratégias para tornar seu instagram mais profissional? Conta aqui pra gente ?

 

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar