MX Cursos
marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo: como aumentar o conhecimento da sua marca

5/5 - (1 vote)

Quer saber como o marketing de conteúdo pode aumentar o conhecimento da sua marca? Você está no lugar certo!

O aumento do reconhecimento da marca não é uma coisa que acontece de um dia para o outro, mas é uma meta importante que toda organização deve ter em mente. Uma das melhores maneiras de fazer isso é com marketing de conteúdo. Os consumidores são muito mais propensos a comprar de marcas que conhecem e em que confiam. 

Um bom conteúdo ajuda sua marca a explicar aos consumidores quem você é e o que seu nome representa. O reconhecimento da marca não se trata apenas de saber se o seu público-alvo sabe ou não o nome da sua empresa; é também sobre como eles valorizam os atributos que caracterizam sua empresa.

Através do marketing de conteúdo, você pode mostrar para os clientes em potencial por que eles devem escolher você em vez de seus concorrentes, compartilhando informações sobre sua empresa que deixam claro o que te diferencia das outras marcas do mesmo setor.

Aumentar o reconhecimento da marca é difícil, mas você pode usar o marketing de conteúdo para atingir seus objetivos de marca, seguindo as etapas que te mostro abaixo:

Reconheça seu público-alvo

O primeiro passo para projetar suas campanhas de marketing é considerar seu público-alvo. Já que são aqueles com quem você deseja interagir, todo o seu conteúdo deve ser personalizado para eles.

Você deve sempre pensar em quem está tentando alcançar. Para isso, considere as características de seu público-alvo. Isso vai te ajudar a organizar seu conteúdo e o que se relaciona com suas preferências e crenças. 

Se sua empresa fabrica ternos, por exemplo, seu mercado-alvo é predominantemente masculino. Nesse cenário, você ajustaria seu conteúdo para atender a esse público  e demonstraria a eles que se dedica a proporcionar uma experiência particular.

Onde seu público passa mais tempo online?

onde seu público passa mais tempo online

Você também deve observar os hábitos do seu público-alvo. Analise quais sites, blogs ou redes sociais seu público-alvo visita e como você pode criar conteúdo que os agrade. Você também deve verificar quais tipos de conteúdo seus visitantes interagem e gostam.

Crie uma estratégia de marketing de conteúdo

Depois de identificar seu público-alvo, você precisará formular um plano para alcançá-lo.

A história da sua empresa é um dos melhores assuntos de conteúdo para aumentar o reconhecimento da marca. Você deve trabalhar sua marca de uma forma que represente os valores da sua empresa,  onde tudo começou, como você alcançou e no que acredita. 

Para fornecer uma boa imagem de quem você é como empresa, mantenha essas coisas na linha de frente de sua campanha. Isso vai te ajudar a desenvolver um vínculo pessoal com seus clientes e a mostrar-lhes quem você é fora de seus produtos e serviços.

Ter um calendário de conteúdo vai te ajudar a manter o controle de sua estratégia. É fundamental para a imagem da marca da sua empresa manter a consistência, seja no volume de postagens ou no tom que você está escrevendo.

Crie materiais novos e originais

As pessoas estão constantemente em busca de novas informações. Você deve fornecer um tipo de conteúdo para que seus futuros clientes considerem você um negócio único. Sabemos como é difícil ter novas ideias o tempo todo, mas o tempo e o esforço investidos valem a pena.

Uma opção é quebrar um assunto discutido anteriormente e discutir um dos componentes menores com maior profundidade. Encontre uma nova maneira de discutir algo que já foi feito antes, mas não da mesma maneira que você fez.

Usar novas perspectivas sobre as questões do setor vai te ajudar a construir sua marca com visão de futuro e autoridade. Você não está facilitando o reconhecimento da marca se o conteúdo não for um desses dois itens.

Outro elemento essencial da produção de conteúdo exclusivo é garantir que os dados que você usa sejam adequados. Se você pretende usar conteúdo para construir sua marca, ele deve ser confiável e confiável para que seus clientes atuais e futuros confiem em você.

Mostre os bastidores

Você também pode escrever ou fazer fotos e vídeos que proporcionem ao seu público uma visão dos bastidores de sua empresa. Deixe que vejam como os seus produtos são criados ou como você e sua equipe trabalham. Todo mundo gosta de obter informações privilegiadas!

Dê uma olhada no que os concorrentes estão dizendo

Investigue os  tipos de conteúdos que seus concorrentes estão publicando para ver quais assuntos estão ganhando impulso. Não estou falando para copiar o conteúdo, ok? Mas analisar o que está sendo feito por seus concorrentes vai te ajudar a conhecer melhor o mercado e de que forma você pode se inserir nele.

Aproveite o marketing por e-mail

O e-mail não morreu! Além disso, é uma das maneiras mais eficazes de manter o negócio na mente dos clientes. Mas não seja chato, nem envie conteúdos desnecessários ou spam. Isso pode te prejudicar e diminuir seu alcance e confiabilidade. 

Você pode atualizá-los facilmente com notícias da empresa, promoções, dicas que os ajudarão a atingir seus objetivos ou atualizações de conteúdos. 

Use as mídia sociais para promover seu conteúdo

O Instagram, Facebook e o Twitter são canais excelentes para atingir um público amplo com o conteúdo de construção de sua marca. Os usuários podem compartilhar facilmente seu conteúdo, bem como sua marca, simplesmente clicando em um botão.

Como as informações que você compartilha com seus seguidores podem ser acessadas pelos amigos deles, as redes sociais são ideais para marketing de conteúdo. Ao publicar, você está permitindo que seu conteúdo alcance um público fora de seu círculo imediato.

A mídia social também é útil porque incentiva os usuários a expressar seus pensamentos e pontos de vista, respondendo à construção de relacionamentos com clientes em potencial.

Analise seus resultados

Analise seus resultados

Um dos aspectos mais críticos de sua estratégia é considerar e monitorar seu progresso.

Analisar os resultados de suas várias campanhas de marketing vai te ajudar a descobrir quais ferramentas funcionam e como desenvolver sua estratégia de marketing no futuro.

O Google Analytics é uma excelente ferramenta para obter muitas informações sobre o desempenho do seu conteúdo online. Você pode ver quais partes do conteúdo geram mais tráfego e em quais plataformas. Além disso, pode ver gráficos de onde seus clientes estão vindo e o que eles estão clicando em seu site.

Use esses dados para avaliar quais tipos de conteúdo são mais benéficos para seus objetivos e escolher novos tópicos usando uma abordagem baseada em dados.

Quer saber mais sobre conceitos e estratégias de Marketing Digital? Conheça nossos cursos online!

Conclusão:

Elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo que aumentará o conhecimento da sua marca não é fácil, mas definitivamente possível. Preste atenção nas dicas acima e crie um plano consistente que vai transformar sua marca em uma verdadeira autoridade em seu nicho.

Gostou das dicas? Já usava alguma delas? Conta pra gente nos comentários!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar