MX Cursos
behance

Behance vs Site: qual é o melhor jeito de mostrar seu portfólio?

Rate this post

Já dizia Diumbanda, vocalista da Cia do Pagode: “tudo que é bonito, é pra se mostrar”. E quando o assunto é o portfólio de um web designer, aí que esse conselho faz mais sentido ainda. Mas qual é melhor jeito de mostrar o portfólio na internet? Em um site ou em um Behance da vida?

Pois é exatamente isso que vamos responder neste post. Quer saber mais? Então continue a leitura!

Behance: o Facebook (ou LinkedIn) dos designers

BehancePrimeiro um pouco de história: lançado em 2006 pelo norte-americano Scott Belsky (um sujeito que hoje é VP de produtos da Adobe e investidor de algumas empresas bem conhecidas como Uber, Pinterest e Periscope), o Behance surgiu para ser um espaço em que os designers poderiam publicar seus trabalhos e, de quebra, ainda fazer networking com outros profissionais. Ou seja: era para o projeto ser uma mistura de Facebook com LinkedIn para os designers — só que o projeto cresceu e hoje ele é bem mais do que isso.

Em 2012, o Behance foi comprado pela Adobe e atualmente ele abriga também trabalhos de fotógrafos, jornalistas e até mesmo arquitetos, ainda que seu foco principal seja, de fato, o trabalho dos designers.

Quando usar o Behance?

O Behance pode ser uma boa ferramenta para mostrar o portfólio tanto para quem já conta com um site próprio quanto para quem ainda não marca presença na internet. Afinal, como essa plataforma tem todo um lado social, ali é um excelente caminho para divulgar seu trabalho para mais pessoas e até mesmo receber alguns feedbacks de quem realmente entende do assunto.

Outro ponto a favor do Behance é que o site conta com um grupo de curadores que diariamente escolhem os trabalhos mais relevantes de cada área para receber uma espécie de selo de aprovação — algo que ficaria lindo em qualquer currículo!

Os primos do Behance

Agora vale dizer também o seguinte: nem só de Behance vive a internet dos designers. Existem outros projetos com ideias similares, em que é possível promover seus trabalhos.

Dribbble

Apesar de hoje o Dribbble — que não tem nada a ver com jogadas de futebol — parecer bastante com o Behance, sua ideia principal é a de promover apenas alguns pedaços de um projeto que você esteja realizando.

Cargo

Também focado para a publicação de portfólios, o Cargo Collective se diferencia dos concorrentes por fornecer não apenas um perfil para os usuários, mas alguns templates para que o designer possa criar a sua página pessoal como quiser, tanto dentro quanto fora da plataforma.

Krop

Um pouquinho mais velho que o próprio Behance, o Krop (de 2005) já serve mais como uma espécie de ponte entre os melhores designers e algumas empresas que estejam atrás desses profissionais.

Por último, mas não menos importante, vale ainda uma última dica por aqui: antes de escolher a sua plataforma favorita de portfólio na web, não deixe de dar uma olhada neste post, em que mostramos como criar um portfólio das suas criações.

O bom e velho site

Mas, e os sites? Eles também têm seu lugar na hora de montar um bom portfólio na internet.

Apesar de plataformas como o Behance oferecerem um espaço gratuito para a divulgação dos trabalhos e ainda ajudar com o networking, o fato é que não existe nada mais profissional do que ter um bom site na web — e existem alguns motivos para a gente falar isso:

  1. Quando você cria o seu site você tem mais liberdade de fazer o que quiser.
  2. Você pode ter um blog dentro do site, escrever sobre o universo em que trabalha e, assim, tornar-se referência no assunto.
  3. Quando você registrar um domínio com o seu nome, você também pode ter um e-mail profissional com seu nome
  4. No site, você pode mostrar seu conhecimento em outras ferramentas e áreas — como programação, UX e UI, por exemplo.

Descobriu qual é o melhor jeito de mostrar o portfólio na web? Então que tal escolher os seus melhores trabalhos e dar aquele tchan no seu portifa digital?

Ah, quer mais algumas dicas? Então confira este post e saiba o que é personal branding (e por que todo designer precisa disso)!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar