MX Cursos
laptop design

Como encontrar/criar seu estilo de criação e identidade

5/5 - (1 vote)

A área de criação está recheada de ótimos profissionais, muitos deles que apresentam um estilo cada vez mais original e único, mas em contrapartida, também contamos com uma vasta gama de pessoas que não possuem uma identidade própria, e acabam se perdendo no meio deste universo. 

Assim como uma marca precisa de uma boa identidade para se destacar, um profissional necessita ter um estilo criativo bem definido, já que é através disso que ele conseguira ser destaque, e ganhar reconhecimento dentro de um mercado cada vez mais competitivo, seja nas ilustrações, na tipografia, manipulações ou qualquer outra categoria que envolva o designer. 

Afinal, o que faz você escolher um produto como um exaustor centrífugo entre duas empresas que oferecem o mesmo item e o mesmo preço? Provavelmente, o fator de desempate vai ser a identidade visual, a marca em si e o que ela representa, e é claro, isso também se aplica na vida dos profissionais. 

Porém, sabemos que definir um estilo não é uma tarefa simples, por mais que em muitas peças criadas se note um padrão realizado pelo autor, explorar isso ao máximo pode ser uma jornada que requer atenção, cuidado e muita dedicação. 

No texto de hoje, nós vamos te ajudar a encontrar ou criar o seu estilo de criação e identidade trazendo um sentido forte para a sua marca pessoal e evoluindo o seu trabalho e profissionalismo para outro patamar, bora conferir? Então vamos lá!

Entenda melhor sobre quem é o seu público

Todo mundo tem um público, uma grande marca possui pessoas que consomem seus produtos e são fiéis a metodologia que elas aplicam, assim como grandes profissionais também costumam agradar um nicho específico de empresas que contratam seus serviços. 

Desta forma, é preciso levar em consideração o ditado “o cliente tem sempre razão”, é necessário entender que você possui um público e é necessário compreender quais são as suas necessidades, isso te ajuda a se inserir dentro do mercado, e faz com que você comece a moldar a sua identidade não só em assuntos pessoais mas também considerando o mercado externo. 

Entender melhor sobre isso é a chave para começar a definir o seu estilo e saber exatamente quem você quer abordar e o que essas pessoas gostariam de ver vindo de você. 

Análise seu padrão criativo e destaque seus diferenciais

Todo profissional que atua com criação possui um certo padrão criativo, por mais que você não perceba logo de cara, com certeza utiliza algumas ferramentas e realiza alguns movimentos considerados padronizados dentro do seu processo criativo. 

Cabe a você saber analisá-los e destacá-los da melhor forma possível, fique de olho nos seus trabalhos, naquilo que você atua, é claro que, você não funciona como uma máquina injetora de plástico fazendo tudo sempre igual, porém busque observar os pequenos detalhes, e as coincidências presentes entre suas atuações. 

Veja o que faz do seu trabalho, diferente dos concorrentes, isso ajuda a destacar seus diferenciais e entender melhor qual o seu padrão, o segredo pode estar escondido nos pequenos detalhes, então se esforce para enxergar exatamente aquilo que é considerado como único e que traz charme dentro da sua proposta. 

Encontre a sua própria personalidade

Todos possuem uma personalidade própria, e encontrá-la pode ser uma jornada bem mais complexa do que você imagina, porém como citamos acima, cada profissional possui sua própria diferença em relação a seus concorrentes, e é justamente nisso que você deve se apegar. 

Afinal, o que faz o McDonalds e o Burger King tão diferente? Ou Cristiano Ronaldo e Messi? Xbox e Playstation? Todos esses possuem uma identidade diferente do seu “concorrente”, então saiba definir qual é a sua. 

Observe seus pontos fortes, analise todo o seu processo criativo, e construa uma identidade própria de acordo com aquilo que você acredita, procure ser único e não tenha vergonha de experimentar algo que seja uma característica própria. 

Lembre-se, é justamente a sua personalidade que vai trazer a diferença e fazer com que você se destaque dentro do mercado, isso ajuda a moldar a sua identidade, então seja dinâmico assim como um toldo articulado e procure ter a mente aberta para entender suas limitações e aproveitar seu potencial. 

Colete inspirações em outras fontes

A inspiração é essencial dentro de qualquer processo criativo, estamos constantemente sendo inspirados por livros, filmes, jogos, músicas e diversos outros quesitos culturais que moldam não só o nossos gostos, mas também a nossa própria identidade. 

Procure sempre estar consumindo conteúdos que você gosta e se identifica, aprenda com grandes artistas e confira outras referências nas diferentes mídias, as fontes podem ser uma ótima inspiração para você aplicar em seu processo criativo. 

Mas lembre-se que, inspirar é diferente de copiar, utilize exemplos, veja diretamente o que fazem outras pessoas mas no final, mantenha a sua essência como centro de tudo. 

Esteja aberto a novas possibilidades e acompanhe as tendências do mercado

Encontrar ou criar seu estilo de criação e identidade não precisa ser um processo uniforme, muito pelo contrário, aqui não estamos falando de um serviço como a manutenção de elevadores que tem um início meio e fim totalmente padronizado. 

Achar sua criação e identidade se trata de algo gradativo, que você vai aprendendo com o tempo, e que cada dia que passa é possível evoluir mais, cada referência vista, ou novo passo dado, pode representar um estilo diferente de criação, então mantenha sempre a sua mente aberta. 

Procure novas possibilidades e acompanhe tendências do seu mercado que podem mudar em questões de minutos, abrace as novas alternativas e tenha sua mente aberta para o que der e vier dentro do seu futuro, não se feche a nada e lembre-se que o que você procura pode estar escondido nos pequenos detalhes. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar