MX Cursos
Designer

Designer: Como divulgar seus projetos?

Rate this post

Para ser um profissional de sucesso, seu nome precisa estar na ponta da língua quando o assunto for design; claro que, sendo talentoso(a) e comprometido(a), as pessoas vão sempre se lembrar de uma experiência positiva que tiveram com você.

Mas, como divulgar seus projetos como designer? Ou…

  • Como divulgar trabalho de design?
  • Como conseguir clientes?
  • Como divulgar meu trabalho de designer?

Certamente o modo mais eficiente e rápido de você aumentar o seu fluxo de clientes é divulgando o seu trabalho par ao maior número de pessoas possível.

A boa notícia é que atualmente existem diversos canais de grande alcance que designers podem usar gratuitamente (outros são pagos) para divulgarem seus projetos.

Para te ajudar, confira a seguir as melhores dicas de como divulgar seus projetos de forma eficiente e nos locais certos.

Tenha presença ativa no Instagram

Instagram

O Instagram é uma das redes mais visuais que existe hoje em dia, e é ideal para designers que desejam valorizar a estética de suas criações.

Quando você for publicar nesta plataforma, suas fotos devem ser muito boas para se destacarem já que a qualidade de imagem conta muito.

Lembre-se de usar as hastags que são estratégias fortes para aumentar o alcance de suas publicações, pois através delas que novos clientes serão alcançados; seja pela busca direta ou pelos posts de conteúdos de design relacionados.

Faça parcerias

Manter contato com profissionais designers de sua cidade ou de outras regiões te ajuda a ficar informado e a criar amizades que podem ser úteis em trabalhos colaborativos.

Algumas das formas são:

  • Colaboração em blogs.
  • Criar relações com agências de design e outros do tipo.
  • Troca de divulgações nas redes sociais, etc.

É simples fazer parcerias, pois o interesse é mútuo!

Outro ponto importante é que mantendo contato frequente com profissionais de sua área, você pode ser convidado para trabalhar em um job ou ser indicado para trabalhos de clientes que por algum motivo não puderam receber a atenção de tal designer naquele momento.

Tenha uma página no Facebook

Designer, use bem o Facebook

Mas cuidado!

Para estar presente como designer nesta rede social mais usada no Brasil é importante que você crie uma fanpage dedicada exclusivamente aos seus projetos; assim, quem tem interesse no seu trabalho não ficará frustrado por receber conteúdo relevante.

Outro cuidado que você precisa saber é de não criar uma página e mantê-la desatualizada dando a impressão que você não é um profissional ativo.

E também no LinkedIn

LinkedIn para DesignersO LinkedIn é uma rede social corporativa e possui uma quantidade expressiva de profissionais. O foco da plataforma é conectar pessoas e empresas com interesses profissionais e corporativos.

Lá é possível encontrar pessoas que atuem na mesma área que você, ou seja, encontrar diversos outros designers e angariar boas parcerias.

Expor seus projetos no LinkedIn, além de melhorar sua visibilidade como Designer, faz com que suas artes estejam aos olhos de diversos outros Designers e também de grandes companhias, que muitas das vezes usam a plataforma para contratação e orçamentos.

Se quiser se aprofundar mais ainda sobre isso, leia nosso artigo “como usar o Facebook e LinkedIn ao seu favor“.

Participe de grupos

Outra dica excelente de como divulgar seus projetos é participar de grupos de assuntos relacionados ao design para estar sempre por dentro das tendências e identificar possíveis clientes!

Esteja no Behance

BehanceSe você já tiver um portfólio, cadastre-o no behance.net. Trata-se de uma plataforma online para Designers e profissionais da área que cadastram milhares de seus projetos todos os dias. É uma espécie de Grande Portfólio Online.

Agora, atenção! Atente-se para melhorar seu portfólio antes de cadastrá-lo no Behance.

Participe do Pinterest

Designers do mundo inteiro participam dessa poderosa ferramenta para divulgação de projetos, pois muitas pessoas buscam inspiração nela na hora de executar algum trabalho e outras como clientes procuram estilos relacionados ao seus.

Seja o mais específico possível ao inserir as marcações nas imagens, vez que elas são muito importantes para você ser encontrado pelos mecanismos de buscas como o Google, por exemplo.

Tenha um blog

O blog é um espaço onde você tem a oportunidade de explicar melhor suas ideias de design e o conceito por trás de cada projeto, construindo assim uma rede de admiradores que vão contribuir na divulgação de seus trabalhos de modo mais espontâneo.

Aposte no marketing de conteúdo para designers

Outra tendência forte de alta capacidade para te trazer retornos bem maiores é investir em marketing de conteúdo – uma estratégia em que você atrai pessoas interessadas em algum serviço ou assunto, oferecendo dicas de como resolver seus problemas, e então oferece os seus próprios para resolvê-los.

Tudo que você precisa fazer para que esta estratégia dê certo é:

  • Entender o seu cliente.
  • Produzir conteúdos que ajudem seu público-alvo suprir suas necessidades informacionais.
  • E promover conteúdos levando-os aos clientes certos nos locais certos para, assim, você criar sua autoridade no design e crescer sua marca.

Entendeu?

Portanto designer, seguindo essas dicas de como divulgar seus projetos você tem as melhores ferramentas para conquistar e manter clientes durante toda sua carreira, basta utilizá-las do jeito certo.

E você? Tem mais alguma dica de como divulgar projetos de design? Registre nos comentários!

Um forte abraço.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar