MX Cursos
pexels ron lach 8102677

Edição de Vídeos: 3 programas gratuitos para usar

Rate this post

Atualmente a produção audiovisual se tornou um dos maiores aliados quando se trata da comunicação de uma empresa ou divulgação de um serviço, ou marca. Isso porque o consumidor mudou o seu hábito de consumo e tem optado por algo rápido e prático.

Em 2020, a pesquisa ‘Estatísticas de Marketing de Vídeo 2020’, feita pela @wyzowl, apontou que 66% das pessoas preferem consumir conteúdos no formato de vídeos. Por isso, as empresas e criadores de conteúdo tiveram que se adaptar a essa preferência.

Mas, para produzir um produto de qualidade é preciso escolher a ferramenta certa e que corresponda com as suas condições, seja de experiência com as ferramentas ou financeiras. Pensando nisso, separei alguns programas gratuitos de edição que pode utilizar. Confira!

DaVinci 

Disponível para uso nos sistemas Windows, macOS e Linux, o DaVinci é um programa criado pela Blackmagic Design, empresa que é referência quando se trata de equipamentos de edição de vídeo.

A ferramenta possui versão paga, mas também oferece ferramentas para a versão gratuita, como a vantagem de exportar vídeo em 4K, garantindo melhor detalhamento e profundidade da imagem.

Por exemplo, se a sua campanha é de divulgação de rótulos adesivos, onde a qualidade da impressão do produto deve estar evidente nas imagens, este programa é o mais indicado. 

VideoPad Video Editor 

Outra opção é o VideoPad Video Editor, que também está disponível no Windows e macOS, somente na versão gratuita. A vantagem desta plataforma é que também pode ser utilizada em dispositivos móveis.

Para empresas que estão focadas em divulgação através de vídeos em redes sociais, como Instagram e Tiktok, é uma excelente escolha, pois possui ferramentas de transições, áudio e até stop motion.

Aliás, essa técnica de vídeos utilizando fotos é um diferencial da ferramenta, visto que por possuir uma interface simples, facilita o manuseio. Por exemplo, em uma confecção de uniformes, pode ser utilizado para mostrar o passo a passo do trabalho.

iMovie

Para os usuários de Mac, a opção é utilizar o iMovie, software de edição de vídeos criado pela Apple. Por ser integrado aos produtos disponíveis no macOS e até para iOS, ele facilita na hora de usar, além de ter trailers, efeitos e diversas transições.

Além disso, a ferramenta oferece diversos recursos que deixam a produção ainda mais profissional. Isso porque ele possibilita a criação de títulos cinematográficos e possui vários efeitos especiais, que modificam a velocidade das cenas, e o recurso de tela verde (no estilo Chroma Key).

Vale destacar que as transições mais elaboradas são as maiores apostas dos produtores de conteúdos da atualidade, seja no meio virtual quanto na televisão. 

Por exemplo, em um vídeo de divulgação de uma fabricante de injetora de plástico, usada no processo de fundir e moldar polímeros, as cenas podem mesclar a fabricação do produto e todo o processo seguinte que ele faz até chegar ao consumidor final.

Gostou dessas indicações? Deixe sua opinião nos comentários e não continue acompanhando nossos conteúdos sobre este e outros assuntos.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar