MX Cursos
pexels lisa fotios 1252983

3 estilos de fotografia para conhecer

Rate this post

Quando falamos em estilo de fotografia, estamos nos referindo à forma escolhida para criar, ordenar, classificar e ajustar cada imagem a um assunto ou ao uso de uma determinada técnica.

Saber expressar-se de forma diferente a cada fotografia feita e criar o estilo próprio são tarefas do fotógrafo, que deve estar conectado com o momento e o que será registrado, tornando a qualidade do registro sua identidade.

Vejamos três estilos de fotografia mais utilizados.

Fotografia tradicional

O estilo tradicional é o mais antigo e ainda é o mais utilizado hoje. O fotógrafo é focado no evento e praticamente dirige todo o processo. Além de organizar o  momento de cada foto, ele chama ou retira pessoas envolvidas nas fotos formais, pedindo em determinados momentos que parem o que estão fazendo e olhem sorrindo para a câmera.

Esse estilo é muito usado em casamentos, festas de debutantes, batizados.

O fotógrafo registra momentos da organização e de toda a cerimônia, fazendo fotos que marcarão todo o evento. Ele praticamente se torna um sistema de calibração de instrumentos versátil, conferindo e testando todo o material que será utilizado para registrar a ocasião, além de verificar os melhores locais e ângulos para produção dos registros.

Fotografia jornalística

Essa modalidade de fotografia, também chamada de fotojornalismo, é uma área da fotografia que acompanha a informação clara e objetiva, por meio da imagem.

Através dela, a fotografia tem a capacidade de transmitir informações acerca dos fatos ocorridos.

Esse estilo, pode ser dividido em quatro modalidades:

  • Sociais, que registram acontecimentos gerais, como por exemplo a inauguração de uma grande fábrica de confecção de uniformes.
  • Esportivas, no registro de jogos, enfatizando momentos.
  • Culturais, que busca chamar atenção para a notícia antes mesmo de ser lida.
  • Policiais, com teor mais sensacionalista, buscam chamar mais atenção com imagens fortes, chocantes.

Fotografia de natureza

Essa modalidade visa registrar fenômenos ou agentes naturais.

Como por exemplo,  animais, paisagens, chuva de meteoros, eclipses, ou catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.

Esse estilo centraliza sua atenção no aspecto estético.

A fotografia de natureza busca retratar aspectos naturais. Dentro dela existem vertentes que têm o foco de retratar  a biodiversidade e sua riqueza. Algumas empresas estão buscando esse tipo de registro para passar ao consumidor maior credibilidade, retratando a preocupação da mesma com o meio ambiente, por exemplo, uma empresa que fabrica injetora de plástico, que foca em retratar o descarte correto de seus resíduos, visando a política de impactos ambientais que estão sendo evitados com tal atitude.

Fotografia é arte, ciência e inovação. Conhecer e identificar um estilo ou gênero fotográfico é de fundamental importância para se obter os melhores registros.

SEJA NATURAL 

Em relação a fotografia, a principal dica é que você possa amadurecer o seu olhar sobre o mundo. Isso significa que você deve observar bem a natureza, as pessoas, os animais, a cidade. Enfim, qualquer situação, cenário ou ação que possa destacar o seu trabalho. Faça isso pensando sempre no melhor para quem vai ver, lembrando sempre que uma foto é um registro importante da realidade.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar