MX Cursos
student 849828 1920

Guia Prático: Tudo que precisa ter em um portfólio

Rate this post

Como profissional de criação, você precisa de uma excelente qualidade em seu portfólio. Este documento irá resumir seu estilo e seu trabalho e é o primeiro passo para quem quer contratá-lo ou comissioná-lo.

Com o advento da indústria 5.0 isso se tornou mais simples, porém, é preciso de algo a mais para se destacar dentro de nichos com tamanha concorrência. Quer entender melhor o que precisa para desenvolver este conceito com primor? Então, vem com a gente!

Portfólio impactante!

Isso realmente deveria ser senso comum, mas você ficaria surpreso com a frequência com que ele não é seguido. Mostre seu melhor trabalho em seu portfólio, mas se não estiver 100% satisfeito com o resultado, não o apresente.

As pessoas e as empresas, de um modo geral, não querem ver materiais feitos na época de faculdade (a menos que você seja um recém-formado). Já ouviu aquele ditado que fala: ‘você é tão bom quanto seu último trabalho’? Pois bem, avalie isso!

Muitas vezes é difícil ser autocrítico. Mas é importante ser rígido ao selecionar o trabalho para garantir que tudo esteja de acordo com o padrão desejado e com o qual você esteja satisfeito.

Inicie com algo realmente poderoso

Isso é algo que aprendi bem cedo: começar com uma peça realmente forte e que chamará a atenção das pessoas. Em seguida, finalize com um ponto de discussão igualmente impressionante. Isso deixará qualquer um querendo mais! É assim dentro de uma entrevista de emprego para uma área com a de gestão industrial e também no seu setor!

É fácil ver como isso pode se aplicar a um portfólio impresso e o mesmo pensamento pode ser aplicado a um que esteja presente no iPad ou mesmo num anexo em PDF.

Deixe-os querendo mais

É importante deixar o espectador querendo mais, especialmente nestes primeiros passos, pois você não quer chegar a uma reunião ou entrevista sem nada para falar. Isso gera uma espécie de vantagem competitiva!

Além disso, lembre-se de não exagerar em certas áreas do seu portfólio. Se você fez algum infográfico, coloque algumas peças e, depois, mostre algo diferente. A última coisa que queremos é entediar alguém com exemplos parecidos.

Tenha um portfólio online

Não há desculpa para não ter um portfólio online nos dias de hoje. Você não precisa conhecer nenhum código de programação para aproveitar todos os recursos de sites que oferecem esses serviços.

Dentre os que pode usar, temos: Tumblr, Behance, Wix e WordPress. Se você deseja editar a aparência de alguns desses sites, a maioria permite que o faça via HTML ou CSS e basta uma conversa com um amigo experiente em código para aprender o básico. Na falta disso, o Google ou o YouTube terão aulas para ensiná-lo.

E agora, com tudo isso dito, fica claro que é hora de escolher seus melhores trabalhos, montar seu portfólio e projetar uma carreira de sucesso a curto, médio e longo prazo! Senão, será esquecido em breve.

Enfim, esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar