MX Cursos
art 1209519 1920

5 movimentos artísticos para inspirar sua criatividade

Rate this post

Todo trabalho precisa de criatividade, alguns um pouco mais, outros um pouco menos, mas praticamente toda pessoa que deseja se destacar e ter uma vantagem competitiva precisa ser criativa. Porém, nós sabemos que ter novas ideias, encontrar soluções e conseguir executar uma criação, não é uma tarefa tão simples assim. 

Existem várias formas de desenvolver e inspirar a criatividade, jeitos únicos e diferentes que podem despertar algo e fazer com que aquela pessoa consiga ser criativa, entre eles estão justamente os movimentos artísticos. 

Muito populares aqui no Brasil, os movimentos artísticos não se limitam apenas a uma obra bonita, eles podem trazer consigo uma reflexão que muito provavelmente inspirará a sua criatividade, e pode fazer com que você tenha novos insights. 

Pensando nisso, no texto de hoje separamos uma lista com 5 movimentos artísticos que vão ajudar a inspirar sua criatividade, bora conhecer mais sobre eles? Tenha uma ótima leitura!

Fauvismo

O fauvismo é um movimento artístico que se iniciou por volta de 1905, ele se baseia no uso de cores puras para fazer uma representação artística, com combinações espontâneas da coloração, sem muita preocupação com a realidade. 

Esse uso espontâneo de cores e a mistura entre elas, colabora para conseguir enxergar as coisas de maneira mais simples, sem detalhamentos e sim a situação como um todo. A técnica pode ser extremamente útil para designers que trabalham com branding industrial, por exemplo, enxergando uma forma simples de executar seu trabalho e incentivando a tentativa de atitudes mais fáceis que podem trazer resultados.

Cubismo

O Cubismo tem como principal característica apresentar uma imagem de maneira fragmentada, retratando a realidade por vários ângulos diferentes, utilizando cubos e cilindros, como se todas as formas estivessem abertas em cima da tela. 

O principal insight que pode ser visto no cubismo é justamente a percepção de ângulos diferentes, esse movimento busca retratar a realidade, e pode fazer com que você veja uma mesma situação, por outros pontos de vista, o que auxilia no processo criativo e faz com que você aborde ela de uma forma diferente do que estava pensando, saindo um pouco da sua zona de conforto. 

Abstracionismo

Como o próprio nome já indica, a arte abstrata se desvincula por completo do figurativismo, e apresenta imagens muito mais interpretativas, com cores e linhas mais bagunçadas e a representação muito mais escondida do que o convencional. 

Isso faz com que você precise interpretar a buscar o sentido daquela arte, o que gera um processo criativo de reconhecer algumas situações de outra forma. Essa parte interpretativa, a uma visão mais ampla e subliminar, é um prato cheio para quem quer trabalhar sua criatividade. 

Pop Art

Um dos movimentos artísticos mais modernos, o Pop Art mira em criar um tipo de arte mais conectada com a vida cotidiana, se inspirando nas culturas de massa do cinema, tv, histórias em quadrinhos e publicidade. 

O Pop Art, ajuda você a enxergar um pouco melhor a vida moderna, auxiliando a entender mais sobre o desenvolvimento da tecnologia e como a cultura de massa está presente no nosso cotidiano, mostrando por exemplo, como você pode melhorar sua criatividade na sua indústria 5.0.

Surrealismo

Por fim, o Surrealismo busca transmitir imagens que vem direto do subconsciente, elaborando cenas que ultrapassam a realidade, se libertando do realismo e indo para um lado muito mais interpretativo e imaginário. 

Esse é um dos movimentos artísticos mais importantes para trabalhar a criatividade, já que ajuda a mergulhar de cabeça nesse mundo imaginário, e interpretar situações com um ponto de vista muito mais subjetivo e que foge muito da casinha. 

Agora conte para a gente nos comentários abaixo,o que achou sobre o texto de hoje? Curtiu? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar