MX Cursos
jornada de compra

Jornada de Compra: o que é, como funciona e quais são os resultados

Rate this post

Você utiliza o mundo digital para fazer os seus negócios prosperarem?

Ainda não?

Pois acredite, a internet pode acelerar e muito o crescimento dos seus negócios, contudo, para fazer a engrenagem do aumento de lucratividade funcionar, são necessárias algumas estratégias para chegar ao objetivo final.

Jornada de compra, você já ouviu falar?

Sabe para que serve e o quanto ela importante para os seus negócios?

Se você ainda não está a par do assunto, chegou a hora de agregar conhecimento e começar a planejar o “BOOM” do seu empreendimento no mundo online.

Acompanhe e confira!

O que é a jornada de compra?

A jornada de compra nada mais é do que etapas em que o seu público-alvo atravessa antes de realizar um negócio com você e com a sua empresa.

Ela pode ser dividida em 4 fases:

  1. Aprendizado: Onde o seu produto ainda é desconhecido, ou seja, essa é o momento que o seu futuro cliente precisa ser atraído até o seu serviço ou produto;
  2. Reconhecimento: Nessa etapa você já não é um total desconhecido, o seu futuro cliente já se interessou e se aprofundou nas informações sobre o que você comercializa;
  3. Consideração: Uma fase importantíssima, aqui o cliente já considera alguns pontos e visualiza o que você oferece como a solução que ele precisa;
  4. Decisão: Onde o público-alvo se transforma em cliente e o interesse em venda efetiva!
Jornada de compra
Imagem: Resultados Digitais

Como agregar valor a cada etapa da jornada de compra e assim criar uma estratégia de venda de sucesso?

Não há um estágio mais importante do que o outro dentro da jornada de compra, para conseguir realizar negócios com qualidade e fidelizar clientes é necessário que desde o primeiro contato até o fechamento do negócio tudo esteja milimetricamente ajustado para causar uma GRANDE IMPACTO POSITIVO!

Por isso, é que vamos agora explorar cada etapa e direcioná-las para um final positivo para a empresa e para o cliente, afinal, esse é o grande “pulo do gato”, deixar todos felizes!

O aprendizado: Essa é a hora de atrair o seu cliente, nessa fase da jornada de compra ainda não há a compreensão do produto ou serviço, talvez ele nem saiba o que busca exatamente, ou seja, um estranho no ninho.

A dica é: Entenda a dor do seu cliente, ofereça atrativos que o faça querer conhecer o que você tem a oferecer.

Passe para próxima fase!

Através de um conteúdo expressivo que estará no seu blog, site, redes sociais, anúncios e links patrocinados, você ganhará clientes e terá propriedade no assunto.

O reconhecimento: Agora seu cliente já explorou um pouco do que você oferece e agora começa a reconhecer que tem um problema e que VOCÊ TEM A SOLUÇÃO!

Use sempre a linguagem: NÓS TEMOS A SOLUÇÃO e expresse isso de diversas maneiras na mente do consumidor, desperte nele o senso de urgência, para gerar uma necessidade de comprar naquele momento. Isso envolve neuropersuasão, gatilhos mentais e neuroplasticidade e embora poucas empresas e profissionais possuam esses conhecimentos, quando inseridos de forma adequada, NÃO TEM PARA NINGUÉM!

O resultado disso é sempre INCRÍVEL E PRÓSPERO, independente do seu nicho e independente do seu produto!

Portanto, apresente seu serviço ou produto e demostre como pode entregar o que ele precisa, seja com cases de sucesso, e-books ou artigos mostrando o que pode entregar, ou seja, provando que você pode e que quer ajudar.

A Consideração: Aqui você deve apresentar todos os diferenciais de modo a fazer com que seu cliente considere fechar a compra sem nem pensar em visitar a concorrência, nesse caso será preciso mostrar o porquê você é melhor que a marca ou serviço B e C.

Qual caminho?

Demostre o que pode acontecer se adiar ou desconsiderar a compra, além disso, faça comparações com possíveis formas de concorrência. E o que comprar os seus produtos e serviços trouxe de resultados aos seus clientes!

A decisão: finalmente mostre os seus diferenciais ao cliente, demostre o que ele ganha adquirindo o seu produto…

De que forma?

Por exemplo, oferecendo um brinde, um tempo de teste de um outro serviço, algo que demonstre vantagem.

Tudo isso deve ser oferecido ao cliente de maneira leve e implícita, sem que ele se sinta pressionado, mas sim motivado a comprar!

Seguindo esses 4 passos essenciais da jornada de compra seus negócios não irão só dar um BOOM, mas também um show pirotécnico completo!

Um forte abraço.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar