MX Cursos
usabilidade 1

4 dicas para melhorar a usabilidade do seu site

5/5 - (1 vote)

Quantas vezes, desde que começamos a usar a internet para as mais diversas atividades, já tivemos enormes dificuldades em encontrar alguma informação dentro de um site? Provavelmente você não conseguirá nem contar. Um grande número de sites na internet tem problemas graves de usabilidade, que é o aspecto que determina o grau de dificuldade (ou facilidade) que o usuário tem ao “usar” um site, aplicativo ou jogo. Portanto, se você quer aprender a melhorar a usabilidade do seu site, você está no lugar certo!

Em outros termos, uma boa usabilidade significa que o usuário consegue atingir, com pleno sucesso, seus objetivos ao lidar com a mídia, sejam elas quais forem — jogar, obter uma informação, comprar um produto, fazer um cadastro ou interagir de forma plena com outros usuários, por exemplo. O foco na usabilidade é determinante para qualquer projeto desse tipo, uma vez que a dificuldade de uso é um dos principais motivos de rejeição por parte de usuários.

Que tal então conferirmos 4 dicas para melhorar a usabilidade do seu site? Acompanhe!

1. Faça testes com usuários

Não há ninguém melhor para testar seu site ou sistema (aplicativo ou jogo) do que a própria pessoa que irá utilizá-lo, antes que ele seja publicado. Por ser o principal interessado no que o produto tem a oferecer, o usuário deverá apontar aspectos como problemas de navegação, dificuldade de acesso e outras inconsistências.

Nesse momento, é importante observar em que níveis de navegação se encontram as principais funções e informações do site. Um bom norte nesse sentido é considerar que o usuário deve conseguir acessar o que precisa em no máximo três níveis de cliques, por exemplo.

Dica: Leia nosso posts sobre Hotjar, uma bela solução (Premium e Gratuita) para testar a navegação do usuário em seu site.

2. Preste atenção aos feedbacks

A opinião do cliente é muito importante em qualquer negócio, e quando falamos da usabilidade de sites e sistemas ela se torna lei! Ou seja, preste muita atenção às sugestões que os usuários enviam sobre seu site depois de publicado, pois elas podem ser a chave para a melhoria dos serviços de forma global.

Aliás, o Hotjar, que citamos acima, possui um recurso de feedbacks que você pode inserir facilmente em seu site.

É imprescindível, nesse aspecto, dar atenção especial às reclamações e feedbacks negativos. Se o usuário de seu site, aplicativo ou jogo está reclamando de algo como dificuldade de cadastro, senha, compra ou obtenção de alguma informação, é bem provável que haja um problema de usabilidade que precise ser analisado e corrigido.

3. Promova testes A/B

Teste A/B - Melhorar a usabilidade do seu site

Um teste A/B é quando produzimos duas versões de um produto com aspectos diferentes entre si e comparamos os resultados trazidos por elas. Você pode fazer um teste A/B com a página inicial de seu site, por exemplo, ao produzir uma versão dessa página com a área de login do lado superior esquerdo e outra com a mesma área posicionada em um lugar diferente. A página que trouxer melhor resultado, seja em termos de números de visitas ou conversões, será a “vencedora” e ficará no ar.

Em tese, testes A/B deveriam ser infinitos, ou seja, a versão que melhor traz resultados em uma comparação deverá ser submetida a outra comparação com uma terceira versão, visando sempre à melhora dos processos de usabilidade.

Dica: O Google Analytics possui recursos para que você possa criar seus testes A/B. Dê uma conferida aqui neste belo post da Resultados Digitais ensinando a fazer isso.

4. Construa um layout intuitivo

A disposição dos itens em seu sistema, seja ele um site, aplicativo ou jogo, deve ser feita de forma harmônica, sem agredir visualmente o usuário e sem criar confusão de elementos e informações. Cabeçalho, menus e conteúdo devem estar dispostos de maneira a servir a informação da melhor forma possível ao usuário, obedecendo regras e convenções de design.

Outros itens de layout a serem considerados nesse aspecto são cores, formas e, principalmente, as fontes utilizadas nos textos, que devem estar em um tamanho razoável para que o usuário consiga ler o texto sem muito esforço.

O uso correto na construção de um site pode ajudar neste quesito. Usar um Framework, como o Bootstrap, por exemplo poderá trazer grande sucesso ao seu projeto. Temos diversos cursos de desenvolvimento Front-End que poderão ajudar você nesta missão.

Anda preocupado com a usabilidade do seu site ou sistema? Esperamos que as dicas tenham sido úteis! Continue a discussão conosco, participe dos comentários abaixo!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar