MX Cursos
email marketing

O que é E-mail Marketing e como usá-lo?

Rate this post

Você sabia que atualmente quase 3 bilhões de pessoas usam algum provedor de e-mail para trabalhar ou para uso pessoal? Pois bem, e esse número gigantesco ainda tende a crescer nos próximos anos.

Criado em 1965, o correio eletrônico surgiu para revolucionar a maneira como as pessoas se comunicavam na época, mas engana-se quem acredita que essa brilhante ferramenta foi perdendo espaço para outras, como o WhatsApp e os diversos aplicativos de mensagens instantâneas.

A prova dessa afirmação tem nome e sobrenome: E-mail Marketing! Quem nunca recebeu alguma promoção por e-mail? Ou então a divulgação de um novo produto? Ou quem sabe um minicurso sobre determinado assunto? Enfim, o céu é o limite! Afinal, existem diversos tipos de conteúdos possíveis para que você possa dialogar com os seus clientes, e nós vamos conhecer um pouco mais sobre alguns deles.

Tipos de E-mail Marketing

Por volta de 1999, o envio de conteúdos por e-mail se tornou massivo no Brasil, mas a prática não tinha muita preocupação com o conteúdo em si, nem com a segmentação dos destinatários, pois a regra era divulgar para o maior número de pessoas.

No entanto, com o passar do tempo, percebeu-se que um bom direcionamento desse tipo de conteúdo era muito mais eficaz para alcançar os objetivos propostos. Logo, as estratégias de E-mail Marketing foram surgindo e com elas diversos formatos para ocasiões distintas. Vejamos alguns deles:

1. E-mail Marketing de boas-vindas

Utilizado para fazer um primeiro contato com o seu futuro cliente, este formato é o clássico do E-mail Marketing e pode ser usado em diversas situações: quando alguém se cadastra no seu mailing para receber informações sobre a sua empresa, ao baixar um app ou e-book; quando um prospect deixa uma dúvida em alguma de suas redes sociais e até para informar o login e a senha ou para ensinar os primeiros passos dentro da sua plataforma.

O Superprof, por exemplo, oferece um espaço para que professores de diversos lugares possam divulgar seus serviços. Ao se cadastrar, você receberá um e-mail com detalhes sobre a plataforma e convidando-o para completar o seu perfil.

Estratégia de E-mail Marketing - Boas-vindas

 2. Newsletter

A newsletter, também chamada apenas de news, é um dos formatos mais abrangentes, pois pode trazer diversos assuntos dentro de um tema maior. Por exemplo, se o seu negócio conta com um blog, que tal divulgar os principais posts no seu informativo e ainda gerar mais tráfego para esse canal?

Aqui embaixo você confere um exemplo de E-mail Marketing da Frescatto, empresa do ramo de pescados localizada no Rio de Janeiro, que traz informações, receitas e curiosidades sobre um dos carros-chefe da marca, o camarão.

E-mail Marketing- Frescatto

3. E-mail Marketing promocional

Muito bem, os e-mails promocionais têm por objetivo a conversão e não apenas a informação. Assim, eles geralmente são direcionados para um público que já conhece os seus produtos ou serviços e que vai se interessar pelas ofertas que você está apresentando.

A seguir, confira uma sugestão de E-mail Marketing Promocional do Rei dos Quadros, empresa também localizada no Rio de Janeiro e focada em quadros, molduras e gravuras decorativas.

E-mail Marketing- Rei dos quadros

A deixa para essa campanha foi o aniversário da empresa, assim, essa ação também pode ser considerada como uma estratégia de Marketing Sazonal, como veremos adiante.

4. E-mail Marketing Sazonal

As datas comemorativas devem fazer parte de todas as suas campanhas de publicidade, seja nas redes sociais, nas lojas físicas, no seu site e, claro, através do disparo de E-mail Marketing.

Assim, liste todas as datas oportunas para o seu negócio e inclua também aquelas relacionadas aos seus clientes, como o aniversário e o tempo de relacionamento com a empresa.

Para exemplificar esse tipo de ação, seguem duas referências: uma voltada para o Dia dos Namorados, realizada pela Benditas, uma loja de lingeries situada em Petrópolis; e outra do Bomtempo, um resort também localizado na Cidade Imperial, mas que decidiu promover um pacote especial para o Dia das Mães.

04 1 05 1

Dicas de etiqueta para E-mail Marketing

Para garantir que o seu E-mail Marketing não caia no spam ou então seja bloqueado, é necessário seguir algumas dicas básicas. Vamos conferi-las?

1. Faça Opt-In

Esse recurso confirma que todos os e-mails cadastrados no seu mailing autorizaram o envio de comunicações por parte da sua empresa. Assim, na hora de conquistar seus leads, é importante que o seu site ou as campanhas patrocinadas em suas redes sociais possibilitem que as pessoas preencham seus dados, inclusive, seu e-mail e aceitem o envio de publicidade.

Caso queira reforçar ainda mais esse processo, você também pode optar por fazer um double opt-in, em que há uma confirmação dupla do interesse em receber seus conteúdos.

Para isso, após se cadastrar na sua plataforma, o usuário deverá receber um e-mail com um link, e somente após clicar nele é que o cliente passará a integrar o seu mailing.

E por falar nele, a próxima dica é importantíssima para evitar que a sua campanha de E-mail Marketing seja marcada como spam.

2. Construa a sua própria lista de clientes

Infelizmente, assim como em outras áreas, no E-mail Marketing também existem algumas práticas não muito bem vistas, como a compra de mailings. As chamadas listas prontas oferecem um grande número de contatos e são muitas vezes comercializadas entre empresas de segmentos completamente diferentes. E é aí que mora o problema!

O ideal então é construir uma base sólida de pessoas verdadeiramente interessadas no que você tem a oferecer. Assim, você não corre o risco de ter vários descadastros, marcações de spam e bloqueios.

3. Utilize ferramentas de disparo

Para garantir uma aparência mais profissional, nunca envie suas campanhas de E-mail Marketing através do seu e-mail pessoal, muito menos colocando diversos destinatários em cópia.

Assim sendo, o ideal é utilizar plataformas específicas para esse tipo de disparo, como MailChimp, LeadLovers e E-goi, por exemplo, que são superintuitivas e oferecem funcionalidades gratuitas e pagas, de acordo com a sua demanda, e ainda contam com diversas opções de layouts.

4. Atenção redobrada ao assunto do e-mail

Você sabia que dependendo do título escolhido, automaticamente o seu e-mail pode ir direto para o spam? Isso acontece porque existem palavras “proibidas” que são marcadas pelos filtros por causa do uso excessivo.

Assim sendo, evite termos como: “Compre agora”, “Promoção”, “Oferta”, “Grátis”, “Desconto” e outras que seguem essa mesma linha de raciocínio. A dica então é ser criativo, sutil e despertar a curiosidade do seu destinatário.

Outro cuidado importante é evitar assuntos muito extensos, pois eles serão “cortados”, impedindo sua leitura por completo.

Além disso, evite escrever em caixa alta e tente manter o seu assunto com até 50 caracteres. Dessa forma, você garantirá mais clareza e a possibilidade de uma taxa de abertura bem maior.

5. Um é pouco, dois é bom e três é demais?

Não existe uma frequência de envio de e-mail marketing ideal, mas o bom senso deve sempre prevalecer, né? Afinal, por mais que as pessoas tenham dado autorização para que você envie diversos conteúdos, lotar a caixa de entrada dos seus contatos é um tiro no pé na sua estratégia de E-mail Marketing!

Assim sendo, opte por seguir um cronograma semanal, quinzenal ou mensal. Dessa forma, você mantém o contato frequente com os seus clientes, mas não torna a sua comunicação maçante.

Dica bônus! 🙂

Em todos os e-mails que você for disparar, sempre permita que seu cliente possa se descadastrar da sua lista de contatos. Afinal, é muito chato continuar recebendo informações sobre algo que não faz mais parte dos nossos interesses, né?

Portanto, ao final do seu E-mail Marketing, inclua um rodapé com uma frase do tipo “para cancelar o recebimento dos nossos informativos, clique aqui”. Assim você garante que a sua lista estará sempre “limpa” e formada apenas por quem realmente tem interesse no seu conteúdo. Além disso, essa ação simples ainda evita muitos problemas futuros.

É importante frisar que existem passos anteriores ao envio de e-mail marketing, como ter em seu site WordPress plugins de newsletters, por exemplo.

Muito bem! Agora é hora de colocar essas dicas em prática e compartilhar com a gente os seus resultados. Boa sorte e até logo! 😉

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar