MX Cursos
metaverso

O que é o metaverso e quais são as suas tecnologias

5/5 - (1 vote)

Depois do anúncio da mudança do nome corporativo de uma das mais populares redes sociais, o Facebook, que agora passa a ser chamado de Meta, Metaverso foi a palavra mais procurada no Google Trends em 2021.

Desde um marketplace a empresas dos mais variados segmentos, todos querem saber o que de fato é esse tal de Metaverso, que mais parece coisa de filme de ficção científica.

Se também está bastante curioso para entender melhor do que se trata exatamente e quais as tecnologias por trás da novidade, continue a leitura.

Metaverso: o que é exatamente?

Tratado em dramas futuristas de escritores, o Metaverso não surgiu agora. As primeiras incorporações aconteceram no universo dos games, em que os jogadores se “transportavam” para dentro do cenário por meio da realidade aumentada.

E o conceito continua o mesmo, ou seja, é colocar pessoas dentro de uma realidade virtual,  o que enche os olhos de quem é especialista em marketing de relacionamento no quesito experiência do consumidor.

A proposta é que essa experiência seja ainda mais imersiva, em que as pessoas irão de fato viver a realidade digital, seja de qual lugar estiver e por isso, leva os consumidores a terem um novo tipo de contato com a marca.

Principais tecnologias envolvidas

O Metaverso, não apenas inclui a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA), há outras tecnologias que o compõe, como:

  • Blockchain e criptos
  • Web 3.0;
  • NFTs;
  • Realidade Mixada. 

O número amplo de tecnologias é em razão das diversas camadas do Metaverso, que incorpora infraestrutura, interface humana, computação espacial, entre outros aspectos, que faz dele um conceito que irá impactar diferentes mercados, até mesmo o industrial. Especialistas em gestão industrial já podem vislumbrar o momento em que irão construir peças, equipamentos, entre outros, de forma totalmente virtual.

Além disso, mercados de investimento, publicidade, arte, música, entre outros mercados terão influência do metaverso, pois como listado, NFTs e Criptos são uma das bases da Metaverso.

Acredita-se ainda que o 5G pode trazer mais robustez à experiência virtual.

Quais mercados podem ser impactados com o Metaverso?

O principal atrativo do Metaverso é possibilitar a interação virtual a níveis elevados de realidade, o que permite tornar eventos e cursos on-line muito mais proveitosos para os consumidores.

Outro mercado que pode ser impactado positivamente com a tecnologia é o imobiliário. As visitas virtuais em 3D são aplicadas com boa aceitação, como o Metaverso, elas serão interativas, possibilitando um contato bem próximo do real, o que pode se transformar em vendas, sem que haja necessário construir um modelo físico do imóvel.

O turismo é outro segmento que pode se valer da realidade aumentada, em que os clientes se encantaram com os locais antes mesmo de chegarem a ele.

É claro que o varejo entra nessa, os consumidores podem provar roupas, entre outros produtos, sem sair de casa.

O fato é que as possibilidades de aplicação em mercados são muitas. O que resta é aguardar o que vem pela frente, uma vez que o Metaverso é uma realidade, ainda está no campo das especulações sobre o que será essa tecnologia que vai transformar o modo que vivemos no mundo.

Se gostou do artigo compartilhe para mais pessoas e nos acompanhe ver outros temas como este.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar