MX Cursos
network g7992ca9ce 1280

Protocolos de Rede: O Que São e Como Funcionam

1/5 - (1 vote)

Pense em um conjunto de regras que facilite a formatação, transmissão e recebimento de dados de um computador ou dispositivo eletrônico para outro. Isso é chamado de protocolo de rede e usam servidores e roteadores conectados a terminais para fazer essa comunicação.

Para que isso seja finalizado com sucesso, os dois lados precisam seguir à risca as convenções e protocolos. Na rede, o suporte para protocolos pode ser incorporado em software, hardware ou ambos. Ou seja, se um novo projeto de bomba de vácuo é transmitido de uma rede para outra, os gestores deverão confiar cegamente nesse conceito. 

Para entender melhor sobre o tema, continue com a gente. 

E se não houvessem Protocolos de rede?

Sem protocolos, os computadores e outros dispositivos não saberiam como interagir uns com os outros. Como resultado, exceto para redes especializadas construídas em torno de uma arquitetura específica, não teríamos algo que é fundamental nos dias de hoje, ou seja, a Internet. Praticamente todos os usuários dependem de protocolos para conectividade.

Tanto uma empresa de exaustor centrífugo quanto qualquer outra, ainda estaria coletando dados e fazendo notas fiscais em impressoras ou mesmo a mão. A perda de tempo seria enorme.

Como funcionam os protocolos de rede

O conjunto TCP/IP, que significa Transmission Control Protocol/Internet Protocol, é normalmente usado em modelos cliente-servidor e inclui dados, rede, transporte e camadas de aplicativos. Ou seja, todos eles precisam trabalhar juntos para que haja conectividade com a rede mundial de computadores trabalhando juntos para permitir a conectividade com a Internet . Estes incluem o seguinte:

  • TCP: Tem a ver com conjunto de regras que está disposto na hora de troca de mensagem em pacotes de informações;
  • User Datagram Protocol: É um protocolo alternativo o TCP e é  utilizado para que haja o estabelecimento de conexões de baixa latência e tolerância a perdas;
  • IP: Utiliza um conjunto de regras para enviar e receber mensagens no nível de endereços IP;
  • Enfim, tanto o protocolo Hypertext Transfer Protocol (HTTP) quanto o File Transfer Protocol (FTP), conta com um conjunto de regras pré-definidas para que haja exibição e troca de dados.

Cada um desses pacotes tem dados binários e um cabeçalho onde consta as informações do remetente, bem como destino para qual a mensagem que irá. Não são todos, mas alguns desses pacotes podem conter dados no rodapé, onde haverá identificação tipo de mensagem.

Os protocolos de rede geralmente são estabelecidos em um padrão do setor – desenvolvidos, definidos e publicados por grupos como os seguintes:

  • International Telecommunication Union, ou ITU;
  • Institute of Electrical and Electronics Engineers, ou IEEE;
  • Internet Engineering Task Force, ou IETF;
  • International Organization for Standardization, ou ISO;
  • World Wide Web Consortium, ou W3C.

Principais tipos de protocolos de rede

Assim como uma batedeira industrial, os protocolos contam com diversos modelos, mais precisamente 3. Ou seja, o de comunicação, como a Ethernet; de gerenciamento, como Simple Mail Transfer Protocol (SMTP); e de segurança, como Secure Shell ou SSH.

Dentro dessas três grandes categorias estão milhares de protocolos de rede que lidam com uma ampla variedade de tarefas. Isso inclui: 

  • Autenticação;
  • automação;
  • Correção e compactação;
  • Tratamento de erros;
  • Recuperação de arquivos;
  • Transferência de arquivos;
  • Agregação de links;
  • Roteamento e semântica;
  • Sincronização e sintaxe.

Como implementar protocolos de rede

Para que os protocolos de rede sejam 100% funcionais, precisam de códigos no software do computador ou de qualquer aplicativo que for usá-lo. Mas há a possibilidade de implementação no hardware do computador. 

A maioria dos sistemas operacionais já possuem serviços integrados preparados para implementar alguns protocolos de rede, ou seja, comparativamente, é como um toldo articulado, que necessita de certos detalhes para funcionar com a devida eficácia. 

Outros aplicativos, como navegadores, são projetados com bibliotecas de software e essas conseguem suportar os protocolos necessários para o funcionamento do aplicativo. Além disso, o TCP/IP e o protocolo de roteamento estão atrelados diretamente ao hardware.

Sempre que um novo protocolo é implementado, ele é adicionado ao conjunto de protocolos. A organização dos conjuntos de protocolos é considerada monolítica, pois todos os protocolos são armazenados no mesmo endereço e construídos um sobre o outro.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar