MX Cursos
Proporção Áurea

O que é Proporção Áurea

5/5 - (3 votes)

Um dos conceitos que todo designer deveria saber é sobre o que é proporção áurea, tendo em vista que, aplicar este efeito em seus projetos te conduz a um acabamento mais harmônico e agradável, tanto orgânico quanto esteticamente aos olhos de que os observa.

Além disto, a elaboração de grades baseadas na proporção áurea serve como um estímulo à sua criatividade, definindo formas e linhas que podem ser transformadas em sua mente enquanto a criação de determinado projeto.

Mas, o que mais vem a ser a proporção áurea?

Neste post, vamos explicar este assunto de forma simples para que você possa começar a empregar esta importante ferramenta em seus próximos trabalhos.

Se concentre, e descubra como a aplicação da proporção áurea é tão abrangente e fascinante – muito mais do que você imagina.

A proporção áurea e sua relação com a natureza

Sabia que a proporção áurea pode ser vista em praticamente tudo que está presente na natureza?

01

Desde as diversas formas de vida, composição de galáxias, padrões climáticos, e por aí vai. A maioria destes elementos que compõem a natureza são compostos por inúmeros retângulos de maneira idêntica e proporções que resultam em uma configuração perfeita – estética e matematicamente.

Alguns até dizem que Deus utilizou da proporção áurea quando criou a terra devido estar presente em tantos lugares na natureza.

Sendo assim, como se trata de uma forma tão comum e vista em toda criação da terra, ela soa bem agradável aos olhos quando você usa esta mesma proporção em seus projetos de design.

O que é proporção áurea

A proporção áurea também é conhecida como:

  • Sequência de Fibonacci.

  • Regra de Ouro.

  • Número Áureo.

  • Proporção de Ouro.

  • Secção Áurea.

  • Número de Ouro

Desta forma, a proporção áurea é definida como:

  • Constante real algébrica irracional conhecida pela letra grega Phi (ou φ) em homenagem ao famoso escultor Phideas (Fídias) que a utilizou para criar o Parthenon, e que possui o valor aproximado de 1,618.

Matematicamente falando, a proporção áurea é obtida quando você divide uma reta em dois segmentos de maneira que o mais longo da reta dividida pelo menor seja igual à reta completa dividida pelo mais longo sendo seu valor constituído por 1,6180.

O italiano Leonardo Fibonacci, no início do século XIII, descobriu propriedades únicas em uma sequência de números, conforme ilustra a imagem abaixo:

0

Esta sequência de Fibonacci está associada diretamente com a proporção áurea, vez que a razão entre qualquer par de números sucessivos está bastante próxima a esta proporção.

Assim, quando os números aumentam, a razão fica bem mais próxima de 1,6180 (entre 13 e 21 igual a 1,625; entre 144 e 233 é 1,618).

84654

Uma vez que estes números são empregados às proporções de um retângulo, você chega ao que se chama de “retângulo de ouro”. É exatamente neste ponto que a aplicação da proporção áurea começa a se tornar fascinante!

O retângulo de ouro é conhecido como uma das formas geométricas mais agradáveis visualmente e, por este motivo, muitos profissionais de design o aplicam bastante em seus projetos.

A importância da proporção áurea no design

É fato que quando um trabalho possui suas formas harmoniosas, aconchegantes e agradáveis ele tende a ser visto com mais apreciação pelos olhos do observador, não é mesmo?

E é isto que faz com que seu projeto chame mais atenção do que os outros!

Você pode ter excelentes ideias conceituais, mas se você, enquanto designer ou outro profissional, não tiver entendimento de como aplicar os princípios visuais da composição geométrica (o que inclui a proporção áurea) seu trabalho acabará sendo prejudicado durante o processo de realização.

Portanto, agora que você sabe o que é proporção áurea busque aplicar este conceito em seus projetos (cartões de visitas, criação de logo, etc.). Estude mais sobre este assunto e pratique bastante; desta forma, seus trabalhos irão transmitir mais perfeição!

Você acha que as formas encontradas na natureza realmente têm a ver com a proporção áurea ou não passam de pura coincidência? Considera este conceito importante para o trabalho de design?

Registre sua opinião nos comentários!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar