MX Cursos
profissao social media

Profissão Social Media: 5 dicas para se destacar!

5/5 - (1 vote)

O rápido e exorbitante crescimento das tecnologias da informação e da comunicação acabou por dar um novo fôlego ao tradicional mercado de trabalho. Assim sendo, diante das inúmeras transformações tecnológicas, novas demandas profissionais foram surgindo e com elas apareceram diversas profissões no mundo digital e no marketing digital como a Profissão Social Media.

Não é fácil determinar, exatamente, quando esta função surgiu, no entanto, lá em 2008 já existia um profissional que ocupava a função de Gestor de Mídias Sociais, cuja função era produzir conteúdos estratégicos e gerenciar as redes sociais de diversas empresas.

Pois bem, de lá para cá, o profissional de Social Media conquistou diversos nomes e é também conhecido como Analista de Mídias/Redes Sociais; Assistente de Redes/Mídias Sociais e também como Gestor/Gerente de Mídias Sociais.

Mas independente da denominação, esse profissional é responsável por toda a comunicação online de uma marca, assim como por seu posicionamento nas diversas mídias digitais disponíveis.

Assim sendo, uma das principais características de um Social Media – que particularmente, eu adoro – é a possibilidade de lidar com diversos segmentos ao mesmo tempo. Afinal, trabalhar nessa função é garantia de conhecer diversos assuntos, produtos, serviços e pessoas interessantes, assim como realizar uma diversidade muito grande de funções. E por falar em funções, o profissional de Social Media é extremamente eclético, como você verá a seguir:

Particularidades do perfil profissional de um Social Media

Atualmente, o Social Media é um dos profissionais mais requisitados no mercado de trabalho, pois sua habilidade para realizar inúmeras funções/tarefas é notória. Assim, esse profissional deve:

  • Desenvolver suas habilidades para criar conteúdos nos mais diversos formatos;
  • Ser capaz de gerenciar cada tipo de rede social, atentando-se às suas particularidades e atualizações;
  • Dar voz às empresas para as quais trabalha, de maneira a interagir com seus clientes;
  • Estar sempre alerta para evitar e gerenciar possíveis conflitos entre marca e consumidores;
  • Manter-se sempre atualizado com relação às tendências de mercado, inclusive, no que se refere às métricas de mensuração de desempenho;
  • Planejar e colocar em prática diversos testes de conteúdo para entender quais deles funcionam melhor com o seu público;
  • Monitorar constantemente a relação entre consumidores e marca;

Assim como planejar, startar e mensurar campanhas de anúncios de acordo com os objetivos de cada empresa gerenciada.

Dica: Está claro que um bom Social Media precisa ser versátil e estar disposto a aprender sobre os mais variados segmentos. Assim sendo, ler, estudar, buscar referências profissionais e trocar ideias com quem já atua na área é crucial para desenvolver suas habilidades e se tornar um profissional sem igual. Portanto, conheça nosso curso de Social Media e também a todos nossos cursos de Marketing Digital.

E por falar em habilidades, vale lembrar que todo mundo tem plena capacidade de aprender aquilo que deseja, no entanto, algumas características são tidas como bons diferenciais para quem pretende trabalhar como Social Media. Então, confira as dicas a seguir:

Dicas para se destacar como Social Media

Profissão social media - Dicas para se destacar

Inglês é um diferencial, mas português é essencial

Muitas ferramentas e softwares atuais só estão disponíveis em inglês. Assim, saber o básico do idioma é pré-requisito para se colocar no mercado de trabalho. Mas quando o assunto é produção de conteúdo, dominar a Língua Portuguesa, escrita e falada, é crucial! Afinal, conteúdo de qualidade é sinônimo de engajamento, persuasão e conversão.

Seja um heavy user das redes sociais

Agora, cá entre nós, uma das principais características de um bom Social Media é ser um verdadeiro usuário de cada rede, certo? Na verdade, você não precisa saber todas as funcionalidades de cada uma delas, mas ser curioso e buscar aprender é fundamental.

Interpretação é tudo

Muito bem, outro diferencial para quem quer atuar como Social Media é ter boa interpretação. E não me refiro apenas a de texto, mas a de métricas, isto é, a capacidade de observar e analisar as informações oferecidas por cada rede social a respeito do desempenho de cada empresa. Além disso, é crucial identificar padrões e propor melhorias para aperfeiçoar o que ainda não está bom.

Um por todos e todos por um

Trabalhar em equipe é a base de tudo, né? Afinal, uma andorinha só não faz verão! Assim sendo, por traz de todo Social Media existe um Criativo, um Redator, um Atendimento e por aí vai… Principalmente se você pretende trabalhar em uma agência de Publicidade. Então, a dica aqui é vestir a camisa e entender que você é uma pequena peça que faz toda a diferença numa grande engrenagem!

Aperfeiçoamento constante faz toda a diferença

Por fim, para fechar as nossas dicas… O último item, para mim, é mais um dever do que uma qualidade. Afinal, para sermos bons naquilo que escolhemos fazer e para termos o tão desejado sucesso profissional, é preciso muito esforço, estudo e atualização constante.

Até porque, com tantas mudanças acontecendo ao nosso redor, não dá para estagnar e ficar parado, certo? Assim sendo, estude muito, reinvente a sua prática, pesquise, tire dúvidas, teste novas ferramentas, corrija os erros, tente novamente e busque ser sempre melhor do que ontem!

E aí, curtiu as nossas dicas? Compartilha com a gente, aqui nos comentários, como tem sido a sua experiência como Social Media e o que você tem feito para se destacar no mercado! Até a próxima! 😉

 

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar