MX Cursos
novos recursos do instagram

Novidades do Instagram: um resumo completo das 10 novas funcionalidades

5/5 - (2 votes)

Neste ano de 2019 foram lançados diversos novos recursos do instagram superbacanas. O aplicativo, que é sucesso entre todos – e a quarta rede social mais utilizada no mundo, atrás apenas do Facebook, do WhatsApp e do YouTube, inicia o ano com novos recursos que você vai adorar.

Pois bem, mas se você piscou e não está por dentro de todas as novidades, continue lendo e confira todos os detalhes sobre quais são e para que servem os novos recursos do instagram!

Ah, se você quiser se especializar em Instagram e decolar suas estratégias digitais nesta poderosa rede social, conheça nossos cursos de instagram online e em vídeo aulas.

1. Tag de Nome

Criada para facilitar a ação de seguir usuários no Instagram, a Tag de Nome é um recurso superbacana, pois funciona como um “cartão de visita” e que, por meio de um QR code, permite que você “leia” a tag de um perfil no Instagram e seja direcionado para ele, automaticamente, para segui-lo.

Novos recursos do instagram - Tag de Nome

Para ter acesso essa nova funcionalidade, basta acessar as suas configurações e depois selecionar a opção Tag de nome, optando por personalizá-la com emojis, cores ou foto:

Tag nome

Dica: divulgue a Tag de Nome da sua empresa em materiais impressos e também em todas as suas redes sociais para que as pessoas possam localizá-lo com mais facilidade no Instagram e segui-lo para não perder suas atualizações.

2. Monitoramente de atividades

Outra novidade do Instagram é o menu “Atividades”, que mede o seu tempo médio no Instagram com base nos últimos 7 dias. Para acessar esse recurso, atualizar se app, clique em “configurações” e depois em “sua atividade”.

Monitoramente de atividades

Na nova tela, você verá um gráfico com os dias da semana e o tempo médio que você passou por dia usando o aplicativo num determinado dispositivo:

Monitore suas atividades no Instagram

O bacana é que, além de acompanhar essa métrica sempre que quiser, você também pode configurar um lembrete diário para que o Instagram lhe enviei uma mensagem assim que você atingir o limite de tempo previamente estabelecido por você mesmo. Interessante, né?

Atividades e análise no Instagram

3. Novo layout: foto na direita

Dentre todos os novos recursos do instagram desta lista, este foi sem dúvidas o que mais dividiu opiniões: o novo layout transferiu a foto de perfil para a direita, o nome para o topo, a bio para a esquerda e os botões de ações centralizados logo abaixo. Veja a diferença entre o padrão antigo e o atual:

Novo layout: foto na direita

Há quem curtiu logo de cara e quem até hoje não tenha se acostumada com a mudança. Segundo o próprio Instagram, a ideia era deixar o layout mais clean e de fácil visualização. E aí, acha que a novo design consegui isso?

 

4. Reações rápidas nos stories

Como dito anteriormente, a mudança de layout foi a mais criticada. Em contrapartida, as reações rápidas nos stories logo se tornaram as queridinhas entre as atualizações mais recentes!

Reações rápidas nos stories

Inspirada na funcionalidade de mesmo nome no Facebook – e que existe desde que os stories estão disponíveis por lá – as reações no Instagram demoraram um pouquinho para chegar, mas já são um sucesso absoluto. O único “contra” desse recurso é que, até o momento, somente 6 emojis estão disponíveis como resposta: chorando de rir, chocado, coração nos olhos, olhos tristes com lágrimas, palmas, fogo, confetes e 100!

Dica 1: faça uso desse recurso para incentivar a interação dos seus clientes com a marca, promovendo ações do tipo, reaja a determinado story e ganhe descontos, por exemplo.

Dica2: Conheça nossos cursos de Instagram Marketing e potencialize suas estratégicas digitais com esta poderosa plataforma social.

5. Contagem regressiva

Outra funcionalidade que agradou aos usuários do Instagram foi a contagem regressiva, uma nova figurinha adesiva para os stories na qual é possível contabilizar quantos dias, horas e minutos faltam para um determinado acontecimento:

Contagem regressiva

Este recurso permite que você determine a data e o horário de término da contagem regressiva e admite diversas personalizações de cores. Além disso, é possível que os usuários compartilhem sua atualização para ajudar ainda mais na divulgação e ativem notificações para serem lembrados quando o evento estiver próximo de acontecer:

Contagem regressiva Novos recursos do Instagram

A única “desvantagem” é que o story publicado com a contagem regressiva não é contínuo, isto é, ele não é repostado todos os dias até a data do evento. Assim, ele só dura as 24h tradicionais desse tipo de formato.

Dica: utilize essa funcionalidade para divulgar os eventos do seu negócio, datas comemorativas, lançamentos de produtos, novidades e muito mais. 

6. Texto alternativo

Você já ouviu falar no #pracegover? O projeto surgiu para promover a acessibilidade e auxiliar na inclusão de deficientes visuais no meio digital. Segundo sua criadora, Patrícia Braille, a ideia é incentivar que os usuários utilizem a hashtag da campanha e descrevam as imagens publicadas para que softwares de leitura utilizados por pessoas cegas possam “ler” a imagem para elas. Genial, né?

Texto alternativo

Bom, diante da crescente necessidade de trabalhar a acessibilidade em todos os meios, sobretudo no digital que ainda é tão excludente, em novembro de 2018, o Instagram lançou a função texto alternativo, um recurso que passa a descrever as imagens publicadas pelos usuários e que pode ser lida por meio de leitores de tela como o Voice Over do iPhone (iOS) e o TalkBack do Android.

O mais legal é que além do próprio app já oferecer essa funcionalidade, você pode fazer com que a experiência do usuário cego seja ainda mais rica e completa, pois é possível inserir sua própria descrição nas imagens. Veja como:

Descrição nas imagens no Instagram

Quando estiver publicando uma nova foto no Instagram, clique em “configurações avançadas” no canto inferior direito. Na tela que se abre, vá até o menu “acessibilidade” e clique em “escrever texto alternativo”. Pronto! Agora é só descrever a imagem de maneira a facilitar o seu entendimento por quem vê o mundo de outro jeito. Legal, né? 😉

Bom, para quem possui um negócio no Instagram, esse recurso é uma ótima maneira de mostrar o quanto a sua marca se preocupa com os seus clientes e uma forma de fazer a diferença para que os consumidores com deficiência se sintam mais incluídos!

Dica: para saber como aperfeiçoar as suas descrições, dê uma olhadinha nestas recomendações aqui!

7. Melhores amigos

Uma das mais recentes atualizações do Instagram é a lista de melhores amigos, que lhe permite selecionar um determinado grupo de pessoas para visualizar os seus stories. Para criar a sua lista, basta clicar em “configurações” e depois em “melhores amigos”.

Melhores amigos

Na tela seguinte, você deve selecionar os amigos que farão parte da sua lista:

Lista de amigos

Pronto! Agora é só criar seu story e direcioná-lo apenas para esse grupo. Caso queira, você também pode criar a lista a partir da sua publicação seguindo estes passos:

Amigos adicionados com sucesso

Dentro do painel de stories, clique no ícone ao lado da sua foto e, na tela seguinte, selecione a opção “adicionar à lista”. Em seguida, você verá a tela do passo anterior, na qual é necessário escolher quem verá a sua história de maneira exclusiva.

Dica: para as empresas, esse pode ser um recurso bacana para criar um ar de exclusividade entre marca e consumidor e pode ser a oportunidade certa para oferecer um desconto ou um novo produto/serviço inédito.

8. Mensagem de voz

Outro recurso que dividiu opiniões foram as mensagens de voz no direct do Instagram. Lançado em dezembro de 2018, essa funcionalidade agradou muita gente por facilitar a troca de mensagens quando não se pode digitar, mas também ganhou diversas críticas principalmente de quem odeia os áudios gigantes – coisa frequente no WhatsApp.

A boa notícia é que o Instagram limitou a duração dos áudios para até 1 minuto e ainda traz, nativamente, a opção de excluir e cancelar o envio. Bom, para gravar um áudio pelo DM, abra uma conversa com um usuário, clique e pressione o ícone de microfone:

Mensagem de voz

Caso queira utilizar o recurso “mãos livres”, você deve segurar o microfone por alguns segundos e deslizá-lo para cima, travando o “rec” e deixando o ativo até que você grave sua mensagem.

Dica: eu não aconselho utilizar este recurso no seu negócio para conversar com seus clientes, pois muitos deles podem achar a ação muito invasiva.

9. Respostas rápidas no direct

Caminhando para o finalzinho da nossa lista, as respostas rápidas foram lançadas em setembro e são bem úteis para os perfis comerciais, pois é possível cadastrar mensagens pré-definidas para utilizá-las sem ter a necessidade de digitar nada, apenas um pequeno comando para que ela apareça.

Para acessar este recurso, clique em “configurações”, depois em “empresa” e em seguida em “respostas rápidas”.

Respostas rápidas no direct

Na tela seguinte, você verá as mensagens já criadas e poderá inserir novas. Além disso, para ativar a função, basta inserir um atalho – uma pequena palavra ou sigla que deve ser a primeira coisa a ser digitada na conversa para ativar a resposta rápida.

Novos recursos do Instagram - Novidades em 2019

Dica: utilize esse recurso para criar um Frequently Asked Questions (FAQ) com as dúvidas mais frequentes dos seus clientes, assim você otimiza o seu tempo de gerenciamento e ainda ganha pontos com o usuário, pois consegue responder de maneira muito mais rápida.

10. Integração com WhatsApp

Muito bem! E para fechar a nossa lista, a atualização que mais gerou alvoroço entre os usuários do Instagram foi anunciada no início de 2019, mas ainda não tem previsão de lançamento.

Integração com WhatsApp

Segundo Mark Zuckerberg, CEO do Facebook que adquiriu o Instagram e o WhatsApp também, até 2020 as três plataformas serão integradas para garantir mais segurança através da criptografia de ponta a ponta que já é utilizada no app de mensagens instantâneas.

Apesar de os três serviços permanecerem independentes, Zuckerberg afirma que pretende possibilitar e melhorar intercâmbio de conteúdo entre elas. Assim, por exemplo, será possível enviar uma mensagem do WhatsApp para um usuário do Facebook, mesmo que essa pessoa não tenha uma conta ativa no mensageiro. Interessante, né?

Bom, agora é aguardar para ver como essa funcionalidade será aplicada e poderá ser utilizada na prática!

Ah, e se você quiser se desenvolver ou potencializar seus conhecimentos em Marketing Digital, não deixe de conhecer nossos cursos online.

E aí, curtiu o resumão de novidades do Instagram? Deixa seu comentário e me conta qual delas é a sua preferida ou que recurso você ainda não sabia que já estava disponível! Até a próxima! 😉

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar