MX Cursos
mobile developer

Progressive Web Apps (PWA)

2.5/5 - (1 vote)

Olá, hoje vou compartilhar com vocês um pouco sobre um assunto que está sendo bem falado pelos “frontenders”, o Progressive Web App (PWA).

PWA é um termo usado para denotar uma nova metodologia de desenvolvimento de software. Ao contrário dos tradicionais aplicativos, um Progressive Web App pode ser visto como uma evolução híbrida entre as páginas da web regulares (ou sites) e um aplicativo móvel.

De acordo com o Google Developers, um Progressive Web App é:

  • Progressivo – Funciona para qualquer usuário, independentemente do navegador escolhido, pois é criado com aprimoramento progressivo como princípio fundamental.
  • Responsivo – Se adequa a qualquer formato de tela: desktop, celular, tablet ou o que for inventado a seguir.
  • Independente de conectividade – Aprimorado com service workers para trabalhar off-line ou em redes de baixa qualidade.
  • Semelhante a aplicativos – Parece com aplicativos para os usuários, com interações e navegação de estilo de aplicativos, pois é compilado no modelo de shell de aplicativo.
  • Atual – Sempre atualizado graças ao processo de atualização do service worker.
  • Seguro – Fornecido via HTTPS para evitar invasões e garantir que o conteúdo não seja adulterado.
  • Descobrível – Pode ser identificado como “aplicativo” graças aos manifestos W3C e ao escopo de registro do service worker, que permitem que os mecanismos de pesquisa os encontrem.
  • Reenvolvente – Facilita o re-engajamento com recursos como notificações push.
  • Instalável – Permite que os usuários “guardem” os aplicativos mais úteis em suas telas iniciais sem precisar acessar uma loja de aplicativos.
  • Linkável – Compartilha facilmente por URL, não requer instalação complexa.

E qual a grande vantagem da PWA frente a um aplicativo?

Progressive Web Apps (PWA)

  • A maior é você resolver o problema do seu cliente no momento que ele te encontra, ou seja, a pessoa usou o Google, chegou no seu site mobile e eu não tenho que convencer o cliente a baixar um app, eu já forneço alí mesmo o serviço necessário. Aumento da conversão!
  • Engajar o cliente em uma jornada. No primeiro acesso você resolve o problema dele e ponto. Os próximos acessos você monta uma jornada: pedindo as permissões de funcionalidades avançadas para o seu cliente, primeiro o push para ele receber notícias e afins, depois criar um ícone na home do smartphone, etc. Neste modelo o cliente não precisa ter a decisão de instalar ou remover o app. A medida que ele vai usando sua PWA ela vai se tornando cada vez mais parecida com um app.
  • Não correr o risco de ser desinstalado

E quais as desvantagens da PWA frente a um aplicativo?

Progressive Web Apps (PWA)

  • Todas as funcionalidades listadas para uma PWA ainda não são suportadas pelo Safari mobile, portanto não é possível ter 100% das funcionalidades no iOS.
    • A funcionalidade de adicionar o ícone à Home não pode ser solicitada ao usuário de forma guiada como no Android, apenas via prompt padrão do Safari, mas funciona
    • Não suporta abrir o App de forma 100% offline
  • A interface com o usuário não fica tão fluida como um app nativo pois é um app web. Mas isso não significa que não é possível ter uma interface bonita e com efeitos, isso significa que se usarmos todos os recursos de UI existentes em um app nativo e em uma PWA, o app nativo será mais fluido. É possível ter uma PWA com a interface tão fluida quanto a grande maioria dos apps nativos que você usa hoje (no geral poucos apps usam todos os recursos).

Google e Microsoft  – Maiores apoiadores do PWA

A Microsoft apoia cada vez mais a tecnologia PWA. Hoje já é possível instalar PWAs em versões mais recentes do Windows. O próprio buscador da Microsoft, Bing, já reconhece um PWA e adiciona a sua app store, para que o usuário encontre a loja facilmente.

O Google também é um dos maiores apoiadores da nova tecnologia PWA com o sistema operacional Android e possui um site exclusivo com os maiores cases sobre essa tecnologia.

Um pouco de números…

O número mais expressivo sem dúvida é do Flipkart. Eles triplicaram o time-on-site dos clientes do seu e-commerce com o lançamento do seu PWA. E decidiram combinar a experiência do seu aplicativo nativo com a sua presença web e com isso, obtiveram um resultado de 70% no aumento de conversões.

Ou seja, é uma grande alternativa para prospectar clientes e dissipar o seu negócio!

Conclusão

Bom para finalizar como tudo na vida as PWA’s não são uma receita mágica que resolve todos os problemas e podem ser aplicadas em todas as situações, mas com certeza elas são um ingrediente muito rico para fazer a experiência do seu cliente muito mais eficaz e aumentar os seus resultados.

Obrigado e até a próxima!!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar