MX Cursos
criatividade

Qual a importância de ter referências para a criatividade

Rate this post

Antoine Laurent Lavoisier, considerado hoje como o pai da química moderna e um dos maiores cientistas da história, criou a teoria de que “no mundo, nada se cria, tudo se transforma”, anos depois, o nosso saudoso Chacrinha, um dos maiores famosos comunicadores da televisão brasileira adotou o princípio de que “nada se cria e tudo se copia”. 

Podemos afirmar que ambas as frases possuem sua lógica ainda mais quando estamos lidando com processos criativos, afinal, independente de qual for a sua atuação, a criatividade acaba sendo uma soft skill imprescindível, seja para modificar o design do toldo articulado da sua empresa ou para encontrar uma solução mais dinâmica no preenchimento de suas planilhas. 

A criatividade acompanha todo o ser humano de forma diária, é claro que uns possuem maior influência criativa, como o próprio escritor deste texto, já que aqui estou montando um conteúdo do zero, ou alguém que trabalha com design e aspectos culturais, enquanto outros atuem com tarefas mais manuais, mas acredite, todos nós precisamos da criatividade.

Desde o cinema, até a criação de um jogo de videogame, a composição de uma música, ou como falamos, a busca por soluções em tarefas cotidianas, todos nós precisamos ter um bom processo criativo. Porém, como diria Lavoisier e Chacrinha, talvez você não precise inventar a roda, e uma boa referência pode ser a chave para a sua criatividade.

No texto de hoje, iremos mostrar qual a importância de ter referências para a criatividade, e como essas inspirações podem ajudar e muito com que você desenvolva melhor essa sua soft skill, bora conferir? Então vamos lá!

Insights e ideias podem destravar sua mente

Por mais que seja considerado algo fundamental, a criatividade acaba sendo muitas vezes, um grande empecilho para as pessoas, como já citamos acima, nem todo mundo consegue ser criativo o tempo inteiro mesmo que exista uma certa necessidade para conseguir ser. 

Sendo assim, coletar referências pode ajudar a destravar a sua mente e disponibilizar novos insights que ajudam a alimentar a sua criatividade, muitas vezes, a solução para um problema está no local mais inesperado e chega de uma maneira que você nem espera, e isso acontece quando você consome alguns tipos de conteúdos. 

É possível ter um insight ao ver um filme, escutar uma música ou até mesmo buscar diretamente uma referência, até uma simples caixa de papelão pode destravar a sua mente, então quanto mais você pesquisa, mais ideias consegue reunir e muitas vezes, mais soluções encontra para o seu problema criativo. 

É sempre importante ter uma percepção sob uma nova ótica

Cada pessoa tem um jeito único de pensar e enxergar uma mesma situação, muitas vezes, um mesmo objeto tem uma representatividade diferente para duas pessoas, e isso também se aplica no processo criativo. 

Coletar referências pode fazer com que você enxergue aquela situação sob um novo ponto de vista, o que te ajuda a entender melhor, a opinião das pessoas em referência a uma mesma coisa. 

Como falamos acima, talvez conseguir enxergar com novos olhos, te ajude a entender uma nova percepção e faz com que sua criatividade comece a trabalhar sobre um novo ponto, saindo da sua mesmice e ampliando ainda mais seus horizontes criativos. 

Uma referência ajuda a estimular e ser o combustível necessário

Quando vamos desenvolver algo que demanda a nossa criatividade, nosso cérebro acessa uma espécie de “banco de dados” e procura todas as informações que temos sobre um determinado assunto. 

Isso se aplica até mesmo no seu trabalho ou quando você vai indicar a melhor luva de vaqueta para o seu amigo, automaticamente, sua mente procura referências para tratar sobre o assunto, e isso também se aplica dentro do processo criativo. 

No momento de escrever um texto, criar uma arte, gravar um vídeo, ou qualquer outra coisa que for fazer vinculada a criatividade, sua memória irá puxar tudo que sabe sobre o assunto, e é exatamente aí que entram as referências. 

Quanto mais você tiver visto sobre determinado tema, mais possui combustível para encontrar soluções e consegue ter um leque amplo de opções relacionadas aquele assunto, o que pode ser muito eficiente para nutrir e encontrar saídas muito mais criativas de acordo com tudo aquilo que já viu. 

A referência te mantém informado e atualizado sobre tudo

Além de construir a sua base e muitas vezes ajudar a entender melhor um assunto, as referências também auxiliam na informação e atualização constante de dados sobre um determinado tema. 

Procurar referências deve ser uma ação constante, já que novas tendências acabam surgindo, e um assunto que você acreditava dominar a algum tempo atrás, agora já está totalmente modificado.

O mundo está cada vez mais dinâmico, então é necessário se adaptar a isso, aproveite as referências para entender situações diversas, coletar informações, e se manter antenado sobre tudo que se passa, quanto mais atualizado você estiver, mais criativo você pode ser.

Ela forma critério e te dá um rumo em relação a sua própria ação

Como saber que a sua criatividade está ruim sem ter nenhuma outra referência? É praticamente impossível, concorda? Afinal, é natural do ser humano realizar comparativos para entender o que está dando certo ou errado, é assim com produtos como um exaustor centrífugo para entender se ele está desempenhando da forma certa, e é claro, é assim com questões criativas. 

As referências ajudam a te dar uma base para entender se o seu trabalho está bom ou ruim, quais são as melhorias que devem ser feitas, e como você está se saindo em relação aquele determinado tema. 

Sendo assim, elas ajudam a saber qual o seu nível de eficiência, o que é necessário melhorar e te ajudam a estabelecer até um certo padrão de ideias do que pode ou não, gerar resultados. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

 

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar