MX Cursos
startup

Design Editorial: o que faz, como entrar na área e principais referências

5/5 - (1 vote)

Você sabe o que é Design Editorial? Essa subárea do Design Gráfico é dedicada ao estudo e desenvolvimento de projetos gráficos para veículos de comunicação. São peças que predominam no texto escrito, como é o caso de jornais, revistas, livros e outras publicações.

No Design Editorial o foco está no conteúdo, normalmente em forma de texto. Ocorre justamente o contrário em outras áreas do Design Gráfico, onde existe preferência por imagens.

 VEJA ALGUMAS ATIVIDADES DO DESIGN EDITORIAL

 Diagramação

A diagramação pode ser definida como o processo que encaixa os elementos de um produto de comunicação na página de forma visual atraente e eficiente. É muito importante que estejam dispostas corretamente as imagens, cores, formas e textos para que o eleitor consuma esse conteúdo de forma rápida e confortável. Por exemplo: se fizer uma arte sobre caixa de papelão, não use um fundo bege para não confundir com o produto.

O jeito mais simples é hierarquizar a informação, dando destaque para os elementos mais conteúdos. Um título, por exemplo, por ser um elemento muito importante do texto, deve estar disposto em uma tipografia bonita e em destaque na página.

Aproveite também para utilizar um box, por exemplo, que são pequenas caixas de textos para levar ainda mais informações ao público, mas sem tirar atenção do conteúdo principal.

 Tipografia

É fundamental estudar a tipografia, que é um estudo aprofundado para criar e usar fontes. Lembre-se que o texto é criado justamente para ser lido. Desta forma, a tipografia deve ser escolhida de forma a tornar a leitura mais agradável possível. Vai fazer uma arte sobre toldo articulado? Prefira letras e imagens que combinem com essa área.

Existe um método que se chama “lei do cálice”: o texto é o vinho e cálice a tipografia. Uma completa a outra e nenhuma pode se destacar demais, sendo transparente, delicada e elegante.

 Legibilidade e Leiturabilidade

A legibilidade deve ser encarada como uma medida informal que mede a distinção entre uma letra e outra dentro de uma fonte tipográfica. É fundamental não colocar tipos de letras que possam confundir como, por exemplo, L e I.

 Mercado

O mercado para quem quer entrar no universo do Design Editorial oferece boas oportunidades e perspectivas. Essa abertura coincide com as estratégias de jornais e revistas, que abandonam cada vez mais o impresso e apostam no mundo digital. Assim como uma máquina de calibração de instrumentos, é fundamental ter um equilíbrio para chegar ao melhor resultado.

Há muitos portais de notícias em constante crescimento, publicações digitais de todos os tipos e até mesmo o mercado de e-books, que tem se consolidado. Atualmente qualquer ator pode publicar seus livros em PDF e até mesmo vendê-los impressos em diversas plataformas: não há tiragem mínima e os custos de produção são bastante reduzidos.

 Viu só como o Design Editorial é um mercado em constante crescimento? É uma área que requer muito estudo e muita dedicação, mas com muita pesquisa é possível ter uma carreira de sucesso e próspera!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar