MX Cursos
WordPress

WordPress – Como desabilitar a barra de ferramentas

3.5/5 - (4 votes)

A barra de ferramentas do WordPress pode ser muito útil, pois possui uma série de atalhos. Mesmo assim, não é todo mundo se sente confortável com aquela barrinha logo acima do site. Uma solução seria ele mesmo acessar o próprio perfil e marcar a opção de desabilitar barra de ferramentas, mas caso seu blog possua múltiplos usuários, acaba sendo trabalhoso desabilitar manualmente.

barra_admin_wp

Para evitar trabalhos repetitivos, vamos aprender a desabilitar a barra de ferramentas para todos os usuários, para um tipo de usuário específico ou para todos menos o administrador.

Como funciona

A função responsável por ocultar a barra de ferramentas é a função show_admin_bar(), que recebe um valor booleano (true ou false). Utilizamos o hook (gancho) after_setup_theme para chamar nossa função durante cada carregamento da página, após o tema ser inicializado.

Desabilitar barra de ferramentas para todos os usuários no WordPress

add_action('after_setup_theme', 'remove_admin_bar');

function remove_admin_bar() {
  show_admin_bar(false);
}

Exibir a barra de ferramentas apenas para administradores

Para exibir a barra de ferramentas para os administradores e ocultar para o restante dos usuários, vamos seguir a mesma lógica aplicada anteriormente, porém adicionando uma condicional para verificar o tipo de usuário antes de desabilitar ou não a barra de ferramentas. As funções current_users_can(‘administrator’) e is_admin(), se encarregam de verificar se o usuário é o administrador ou possui privilégios de administrador.

Para saber se o usuário NÃO é administrador, basta adicionar o operador lógico “!”, que funciona como uma espécie de negação, ou seja, se o usuário NÃO possui privilégios de administrador e NÃO é o administrador, execute a função show_admin_bar().

add_action('after_setup_theme', 'remove_admin_bar');

function remove_admin_bar() {
  if (!current_user_can('administrator') && !is_admin()) {
    show_admin_bar(false);
  }
}

Desabilitar a barra de ferramentas apenas para um tipo específico de usuário

Neste caso utilizamos a função wp_get_current_user() retorna os dados do usuário em um objeto. Através desse objeto,  temos acesso ao tipo de permissão que este usuário possui. No exemplo abaixo, estou verificando se o usuário possui permissões de editor, porém você pode alterar este valor por qualquer outro que desejar.

add_action('after_setup_theme', 'remove_admin_bar');

function remove_admin_bar() {
   $user = wp_get_current_user();

   if (in_array('editor', $user->roles)) {
     show_admin_bar(false);
   }
}

O jeito chato fácil

Caso você não se sinta seguro para realizar alterações no código do seu tema, você pode remover a barra de ferramentas através de plugin. Após uma rápida busca achei um plugin interessante, basta clicar neste link para dar uma conferida. 🙂

 

Gostou do artigo? Não deixe de comentar e compartilhar!
Bons estudos!

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar