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Curso de Lógica de Programação – Crie 9 Jogos com o Scratch do MIT

Professor Tito Petri
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Sobre o curso

No Curso de Lógica de Programação – Crie 9 Jogos com o Scratch do MIT, veremos passo a passo como criar o seus primeiros jogos para computador utilizando a ferramenta de ensino e aprendizado sobre programação mais famosa do momento, o Scratch, desenvolvido no MIT.

O Scratch é uma poderosa ferramenta que serve para aprender e ensinar como funciona a lógica, algoritmos e a programação de jogos e softwares, principalmente para as crianças. Através de um sistema simples de encaixar blocos, o usuário não precisa digitar códigos, o que permite aprender a programação da forma mais intuitiva e rápida possível, para futuramente poder aplicar este mesmo conhecimento na criação de softwares e aplicações em sistemas profissionais e avançados, utilizando a programação com códigos.

Aprenda do zero a utilizar o Scratch para criar suas próprias animações interativas com som, textos, comportamentos e qualquer tipo de interatividade que alguém poderia imaginar.

Ao longo desse curso, vamos criar 9 projetos de jogos e fases para serem desafiadas pelo nosso mascotinho protagonista, o pássaro Felpudo!

Ajude o Felpudo a resgatar a sua namoradinha Fofura, que foi raptada e precisa agora dos profundos conhecimentos do seu namorado em lógica, matemática, algoritmos e criação de jogos.

Não perca tempo, vamos ajudar o Felpudo a criar super poderes para resgatar a Fofura, enquanto aprendemos o que há de mais promissor e revolucionário na área da educação infantil: A programação de computadores!

O que você vai aprender

No Curso de Lógica de Programação – Crie 9 Jogos com o Scratch do MIT você aprenderá a Dominar o Scratch, a melhor ferramenta para aprender a Lógica de Desenvolvimento de Jogos e Software e criar jogos e aplicações que podem ser compartilhadas em sites ou através de links pela internet.

Público alvo

O Curso de Lógica de Programação – Crie 9 Jogos com o Scratch do MIT é indicado para Iniciantes em Programação de Jogos, alunos que gostam de animação, jogos e desenhos animados e iniciantes em Lógica de Programação.

Trailer
  • Curso 100% em Vídeo Aulas
  • Aulas 100% Práticas
  • Material de Apoio Incluso
  • Suporte com Professor
  • Certificado de Conclusão
  • 9H10MIN

Algumas aulas do curso

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Ementa do curso

Módulo 1
  • Introdução ao Scratch MIT
  • Interface e Imagem de Fundo
  • Movimento e Escala
  • Condição Se
  • Animação
  • Exportando e Importando Gráficos e Animações
Módulo 2
  • Iniciando Projeto Abertura do Jogo
  • Criando Partícula de Coração
  • Criando Cena de Introdução
Módulo 3
  • Jogo do Aviãozinho Inicio do Projeto e Inimigos
  • Movimentando o Aviãozinho
  • Fazendo o Felpudo Atirar
  • Explodindo os Inimigos
  • Pontuação e Fim de Jogo
  • Evento de Colisão Ajustes
Módulo 4
  • Felpudo Race Criando o Projeto
  • Movimentação dos Inimigos em Senóide
  • Criando os Projéteis
  • Destruindo os Inimigos
  • Pontuação e Fim de Jogo
  • Utilizando o Microfone para Atirar
  • Novo Update no Jogo do Carrinho
Módulo 5
  • Ferramenta de Desenho
  • Dicas sobre a Ferramentas de Desenho
  • Utilizando a Mochila
Módulo 6
  • Projeto Enigma do Felpudo
  • Criando a Lista de Perguntas
  • Criando as Rotinas de Execução das Perguntas
  • Evento de Fim de Jogo
  • Criando HUD de Vidas ou Tentativas
  • Implementando o Hud e Efeito de Dano ou Porrada
Módulo 7
  • Laços de Repetição para Criar Múltiplos Itens
  • Animação do Item Moedinha
  • Matemática Aplicada aos Jogos Seno e Coseno
  • Matemática Resto e Arredondamento em Array de Itens
Módulo 8
  • Jogo do Labirinto Movimentação
  • HUD de Vidas e Fim de Jogo
  • Animando e Pegando o Item Coração
Módulo 9
  • Timberman Iniciando o Projeto
  • Criando Pilha de Blocos
  • Movimentação do Personagem
  • Animação e Reposicionamento dos Blocos
  • Removendo da Lista e Criando Novos Blocos
  • Verificando as Jogadas
  • Evento de Fim de Jogo
  • Barra de Energia
  • Armazenando os Recordes
  • Adicionando Música e Sons
Módulo 10
  • Chefe Final Iniciando o Projeto
  • Chefão Controlando o Personagem
  • Criando o Array de Blocos
  • Movimentação da Bola
  • Colisão da Bolinha com os Blocos
  • Controle da Bolinha
Módulo 11
  • Final do Projeto e Conclusão

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