MX Cursos
business 6584073

5 vantagens de dominar as técnicas de criatividade

Rate this post

Diferente dos que muitos possam pensar, a criatividade não é uma qualidade nata, ela é um exercício constante que permite o profissional enxergar além e encontrar formas mais eficientes para realizar qualquer tipo de atividade, desde as mais complexas, com a prospecção industrial a comuns do dia a dia.

Portanto, há sim, técnicas que ajudam a fomentar a criatividade e com elas se obtêm inúmeras vantagens. Selecionamos as 5 principais que traduzem bem o que o ser criativo proporciona.

Métodos de criatividade: 5 razões para dominá-los

Ajuda a lidar melhor com desafios: uma das razões para investir em técnicas de criatividade é que elas auxiliam o profissional a ter mais facilidade com desafios, afinal, desenvolver a criatividade já é um desafio e tanto.

Aumenta a performance de ações de marketing: seja na elaboração de estratégias de branding industrial ou de campanhas e ações de marketing, a criatividade é a força motriz por trás do desempenho dos processos.

Traz visibilidade ao profissional: quando mais criativo o profissional, não importa a área de atuação, mais soluções ele propõe e com isso, amplia a sua visibilidade dentro da organização, o que abre caminhos para atingir novas posições na carreira.

Melhora a adaptabilidade: a criatividade torna o indivíduo mais flexível, pronto a lidar com diferentes contextos. Isso certamente também contribui com a sua competitividade no mercado.

Rapidez na identificação de problemas: o profissional que domina as técnicas de criatividade desenvolve um olhar mais aguçado, fator que promove agilidade na identificação de problemas, seja na execução de serviços, como, por exemplo, o de automação predial, ou na produção de produtos e equipamentos.

Essas são as vantagens de investir na prática de técnicas de criatividade. Agora, conheça 5 eficientes para começar hoje.

5 técnicas práticas e eficientes de criatividade

  1. Brainstorming: muito popular entre profissionais de comunicação e marketing, o brainstorm que consiste na reunião de pessoas para discutir soluções para determinada ação, é uma técnica eficiente que também pode ser aplicada em qualquer outro contexto de trabalho.
  2. Método da descontinuidade: essa técnica se baseia na alteração de costumes e hábitos rotineiros, o que permite ampliar o olhar para o novo. Isso ajuda a ter novas ideias.
  3. Técnica associativa: a prática do método propõe fazer associações diversas de palavras sobre determinado objeto ou conceito.
  4. Método de comparação: o processo consiste em analisar um problema e deixar a mente expor situações até mesmo sem nexo, como comparar o entrave específico com um objeto, por exemplo.
  5. Mapa mental: esse método também tem o objetivo de permitir liberdade de pensamento. O processo pode ser feito com a escolha de um problema a ser resolvida e após, relacionar  palavras-chave.

Além de técnicas, aqueles que almejam ser mais criativos podem investir em hábitos que favorecem novas ideias, como leitura, realizar atividades manuais como pintura e desenho, conversar com diferentes profissionais e a prática de meditação.

Somada com a prática dos métodos, esses procedimentos ajudam a aumentar a capacidade criativa, qualidade que ajuda a obter mais destaque.

Agora é com você, pratique. Se gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais e nos siga para mais dicas como essas.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar