MX Cursos
Como se preparar para criar uma marca própria em 2022

Como se preparar para criar uma marca própria em 2022

Rate this post

Criar marca em poucos passos, criar marca em 3 minutos, criar marca agora… Muitas pessoas vão dizer que é possível criar uma marca rapidinho e lhe passarão um passo a passo simples.

Porém esses métodos simplistas podem dar certo ou não; não há uma garantia. O motivo desta incerteza é o fato de que criar uma marca é um projeto de longa data e que requer planejamento. Como algumas pessoas já cumpriram pré-requisitos, mas outras não, você pode achar tutoriais rápidos muito eficazes ou não chegar a lugar algum.

Aspirações, sonhos, conhecimento de mercado, experiência com determinado produto, pensamento crítico sobre o nicho, etc… Estes são alguns dos pré-requisitos para se planejar bem.

Se você já os tem, talvez guias rápidos funcionem. Já se ainda não os tem, ou quer trabalhar melhor estes conceitos, siga a leitura: vamos abordar como fazer um bom planejamento para criar sua marca própria, com identidade e autenticidade.

Por que criar uma marca própria?

A resposta mais óbvia é provavelmente: “porque dá dinheiro” ou “porque dá mais dinheiro do que prestar serviços”. Porém, quantos grandes empresários você já viu por aí que afirmam que o dinheiro foi sua grande motivação para criar seu negócio?

Criar uma marca significa propor pelo menos uma solução para um, ou mais, problemas que uma comunidade dentro da sociedade enfrenta.

Por isso, se você não vivencia um problema e não entende sobre as dificuldades que um grupo específico enfrenta, dificilmente você criará uma marca relevante.

Portanto, a primeira etapa é refletir o motivo pelo qual criar uma marca própria é tão relevante para você:

Você acha os preços atuais abusivos? Tal área não oferece acessibilidade para um público específico ao qual você está inserido ou com o qual se identifica? Você acha que é capaz de oferecer um serviço melhor do que os grandes nomes do mercado devido ao seu conhecimento e/ou experiência?

Estas são motivações legítimas, que farão sua marca ser relevante no futuro. Porém, elas não são as únicas. Tente achar uma resposta que faça juz ao seu potencial, suas intenções e às necessidades do público no qual você quer mirar.

Entendendo seu segmento

Conseguiu compreender bem o que foi dito acima? A relevância está em entender a dificuldade que uma certa comunidade enfrenta dentro de um mercado específico. Assim as soluções ficam mais evidentes e você pode criar um produto (ou oferecer um serviço) que supra essa demanda.

Para isso, você vai precisar se especializar. Além do mais, quanto mais complexo o segmento, maior o nível da especialização necessária.

Vamos abordar dois exemplos:

1- “Me formei em um curso de confeitaria e sempre fui muito bom(a) em fazer doces. Sei fazer dos mais variados tipos, com os mais variados ingredientes e sabores.”

Ter um conhecimento vasto assim é, com certeza, algo bem amplo. Porém, o processo de se fazer doces para “qualquer público” (ou todos aqueles que gostem e possam comer) é relativamente simples, pois basta seguir suas receitas, boas práticas com as ferramentas e uma boa higiene que estará tudo certo – pelo menos na teoria.

2- “Me formei em um curso de confeitaria, mas tenho problemas com glúten. Ou seja, não quero utilizar nada de trigo pela minha própria saúde e tenho que ser extremamente cuidadoso(a) pois meus clientes serão, em grande parte, celíacos.”

As receitas mudarão completamente no caso dois; os cuidados serão maiores, as operações serão diferentes e o grau de especialização na área da saúde e na conservação de alimentos será maior.

Também não adianta tentar atingir os dois públicos, porque os celíacos não irão comprar em uma loja de produtos não especializados, pois eles podem acabar sendo contaminados com glúten de outros produtos e processos industriais. Já para clientes sem esta condição, talvez os preços não agradem ou a própria identidade da marca não chame a atenção.

Percebe o elevação no nível de especialização quanto mais complexo for seu público alvo e sua operação?

Você precisará entender as minúcias do seu segmento e definir seu público-alvo para, então, definir a identidade da sua marca, seu produto e como irá se promover.

Criando a identidade da marca

Após conhecer seu segmento e seu público-alvo, estará na hora de criar a identidade da marca. Aqui, buscar por autenticidade e expandir seu conhecimento de mercado tem valor gigantesco.

Começando pelo fim, o conhecimento de mercado servirá, entre tantas funções, para que você entenda como:

  • O nome da sua marca soará para seus clientes;
  • Como seu produto será visto;
  • O quão inovador você será em comparação com a sua concorrência;
  • Qual será seu preço e margem de lucro.

Você deve ler pesquisas sobre seu ramo, realizar pesquisas com clientes (se possível), analisar sua concorrência e ter empatia para entender melhor a necessidade do seu cliente.

Já a autenticidade serve para que você tenha sucesso em suas campanhas de publicidade e se torne uma marca de identidade, com presença digital forte, no mercado.

Para que sua marca seja autêntica, você precisará definir:

  • Alguns diferenciais (tratamento com o cliente, senso de humor, propostas de união da comunidade, promoção de eventos beneficentes, etc.)
  • Uma personalidade (como irá abordar seus clientes, em quais mídias, será uma marca de presença somente online ou física também.)
  • Uma identidade visual (cores, logo e slogan que façam sentido com as propostas acima).
  • Um ou mais produtos que atendam exatamente a necessidade do seu público-alvo.

Para criar seu produto, terá que conhecer bem sua área e entrar em contato com fabricantes, produtores, etc. Cada ramo terá sua especificação, e não há como abordar cada detalhe aqui. Fica a seu dever realizar buscas e ir atrás dos fornecedores corretos.

Já para a identidade visual de sua marca, você pode procurar por profissionais ou ferramentas online para realizar um trabalho bem pensado de naming, criação de logotipo e estratégias de branding. Porém, ainda assim você pode antecipar o trabalho já idealizando:

  • Palavras relacionadas ao seu produto que tenham boa conotação;
  • Palavras não utilizadas por concorrentes;
  • Paletas de cores que lhe agradam;
  • Projetar um design básico para seu logo;

Ter tudo isso de antemão possivelmente diminuirá o custo quando for abordar um designer e ainda trará resultados bem melhores, pois você terá sido capaz de entregar mais informações para que o profissional entenda sua ideia e coloque em prática um projeto alinhado ao que você busca.

Como estabelecer a identidade da marca?

A internet é o maior meio de divulgação do mundo. Redes sociais como o Facebook e o Instagram têm um potencial absurdo de gerar engajamento com o seu público, por isso crie perfis profissionais nestas redes e comunique-se conforme a identidade e a personalidade da sua marca.

Além das redes, criar um site é crucial. Lá você poderá fazer uma verdadeira enciclopédia da sua marca, transmitir valores e ainda oferecer um espaço seguro para que seus clientes venham até você, comprem seu produto e/ou façam doações para seus projetos.

Por fim, para se comunicar melhor com os clientes, você também poderá criar um e-mail para sua marca e oferecer um número de WhatsApp Business com atendimento dentro de um horário específico (você é quem decide qual o intervalo deixará o número ativo).

Estes são os requisitos básicos para que você esteja presente onde seus clientes também estão. Dependendo do seu ramo, o YouTube, um blog ou até mesmo outras redes como o TikTok ou Reddit podem ter alto valor.

Depois disso, basta aplicar estratégias de Inbound Marketing e seu negócio estará atendendo às necessidades dos clientes e sendo indicado para os usuários que mais precisam dos seus serviços. Aí sim você estará pronto(a) para fazer sucesso e ganhar muito dinheiro, pois seu projeto terá relevância e grandiosidade.

Continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas de marketing digital e empreendedorismo para que o sonho de ser dono do próprio negócio finalmente se torne realidade.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar