MX Cursos
tranmautritam

Designer de produtos: O que faz e principais atuações

Rate this post

Se você é uma pessoa criativa, com dotes artísticos e que gosta de desenhar provavelmente já deve ter cogitado ou até mesmo entrado na faculdade de designer, certo? Essa profissão vem se popularizando cada vez mais, principalmente sua parte gráfica que é responsável por criar artes digitais, popularmente usadas em sites, redes sociais e outras mídias. 

Porém, é claro que esse mercado não se limita apenas ao mundo virtual, quem quiser ser designer possui várias opções e entre elas temos justamente o designer de produtos. Você já parou para pensar os motivos daquele seu item possuir aquele formato? As razões da bobina de papel ser exatamente daquele jeito?

Bom, pode ter certeza que o designer de produto tem grande interferência nisso, e no texto de hoje, iremos mostrar o que faz um profissional dessa área e quais são as suas principais atuações, então se você se interessa por essa carreira, vem com a gente que vamos te mostrar todos os detalhes, confira!

O que faz um designer de produtos?

O designer de produtos é uma profissão voltada para a criação de projetos e produtos de maneira geral, trabalhando na criação de embalagens, peças, móveis, objetos e por aí vai, podendo prestar serviços para indústrias ou comércios de forma geral. 

De forma resumida, um profissional dessa área é responsável por desenvolver os bens de consumo, visando sempre alguns detalhes cruciais como sua estética, ergonomia, praticidade e funcionalidade, buscando um equilíbrio entre esses fatores para apresentar um objeto agradável aos olhos e funcional de maneira geral. 

Então, essa não costuma ser uma tarefa fácil, já que quem atua como designer de produtos, além de usar a sua criatividade deve levar em conta o estudo dos materiais usados no produto, o público-alvo e todo o processo de confecção, visando sempre, equilibrar os fatores que visamos acima e entregar o que há de melhor em um item, como uma injetora de plástico

Quais são suas principais atuações?

Como vimos acima, o designer de produtos vai ser responsável pela criação e confecção de objetos e produtos, podendo atuar para o comércio ou para a indústria, sendo contratado por uma empresa ou até mesmo trabalhando de forma autônoma, do jeito que achar melhor. 

Ele deve estar presente em todas as etapas do processo, realizando desde o esboço inicial daquele novo item, levando em consideração todos os fatores que já falamos acima, é preciso balancear bem na estética e no contraponto da funcionalidade.

Como habilidades, a principal é a criatividade, mas a coleta e análise de dados e o conhecimento dos materiais e insumos também devem ser aplicados para entender como alinhar o visual com a aplicação do produto em si.

Entre os principais locais de atuação, podemos destacar: produtos impressos, desenho industrial, prototipagem e o design de embalagens. 

Como é o mercado de trabalho e o salário médio?

O mercado de trabalho é amplo e possui inúmeras opções, podendo participar da criação de utensílios do dia a dia como móveis, eletrodomésticos, caixas, embalagens, eletroeletrônicos e bens de consumo no geral, até com produtos industriais, como máquinas, ou produtos mais específicos como um toldo articulado

Devido a essa variedade e a constante dificuldade e importância da área, o salário costuma ser bem atraente, a média salarial para um designer de produtos é de R$ 4.185,00, sendo que, em um cargo mais alto como coordenador de design de produto, o valor pode alcançar até R$ 8.102,00.

É sempre bom ressaltar que, mesmo sem atuar diretamente com comércio, indústria ou prestação de serviço, ainda é possível ingressar na área sendo professor ou no campo de pesquisas de produtos e materiais. 

O que achou sobre o texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido o conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar