MX Cursos
Analytics

Google Analytics: o que é, sua importância e como configurar

Rate this post

Você sabia que o analisar os dados de seu site pode ser uma mina de ouro?

Nele estão escondidas oportunidades valiosas que apenas esperam se descobertas.

Entretanto, vários produtores de conteúdos menosprezam todo o potencial do Google Analytics, seja por indisposição, ausência de habilidade para analisar dados ou até por falta de conhecimento.

Mas, saiba que além de se preocupar somente com visualizações, curtidas e números de seguidores nas mídias sociais, você também deve tomar nota dos dados constantes no Google Analytics, pois podem trazer ótimos benefícios para seu negócio.

Ao longo deste artigo, você vai descobrir o que é, sua importância e como configurar o Google Analytics para você tê-lo como base na elaboração de estratégias de crescimento que funcionam de verdade.

Acompanhe!

Google Analytics – o que é

Google AnalyticsComo você sabe realmente quantos visitantes vieram até seu site, de onde eles vieram e o que eles fizeram nele?

É neste ponto que entra o Google Analytics.

O Google Analytics é usado para rastrear a interação de um usuário com seu site. A cada página diferente que ele acessa é feito uma coleta de dados.

Em outras palavras, Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados online do Google que possibilita você entender melhor o público do seu site e mensurar os resultados de marketing.

Ele permite que você acompanhe:

  • O volume de visitas.
  • Quantidade de conversões.
  • Palavras-chaves mais pesquisadas até chegar ao seu site.
  • Tempo que o usuário gasta nas páginas.
  • Faturamento, etc.

Ou seja, você terá um “prato cheio” de dados para entender melhor quem são suas personas e, dessa forma, tornar suas estratégias de marketing ainda mais efetivas direcionando seus investimentos de uma maneira mais assertiva.

Ademais, o próprio Google Analytics torna possível você mesmo/a definir quais as metas que deseja acompanhar de forma rápida e simples.

Excelente; não é mesmo?

Google Analytics – qual sua importância

Bom. Como você já sabe o que é Google Analytics, veja agora qual a importância dele para o seu negócio.

A importância do Google Analytics vai além de uma simples ferramenta de monitoramento.

Na verdade, trata-se de uma poderosa arma que também te permite reduzir custos com marketing tradicional, atendimento e relacionamento com seus clientes.

  • Caso seu site seja baseado em conteúdo, por exemplo, você pode saber quais os artigos mais lidos e quais aqueles que mais tem interessado a seus visitantes.
  • Quando você acompanha a fonte de tráfego, o Google Analytics te mostra quais dos investimentos estão gerando mais lucro – se por meio de redes sociais, anúncios pagos, parcerias, técnicas de SEO, etc.
  • Até mesmo no caso de um ecommerce, é possível analisar métricas relacionadas a atividade de compra dos usuários com informações sobre a transação e o produto, inclusive taxa de conversão, valor médio do pedido e tempo de compra e demais dados.

Agora imagine você:

  • Descobrindo o que exatamente dentro do seu site está agradando ou não o seu visitante…
  • Quais páginas principais você gostaria que ele visitasse e que de fato eles estão visitando…
  • O que pode estar errado quando essas páginas não estão alcançando seu objetivo…
  • Identificar qual horário esse visitante acessa cada página…
  • Quais produtos do seu ecommerce foram mais visitados…
  • Descobrir as melhorias que podem ser feitas para aumentar suas vendas e reduzir o número de abandono do carrinho também…

Uau!

A possibilidade de análise coletiva e individual de dados é um ganho a mais que você tem no uso estratégico de informações do Google Analytics.

Conclusão

Certo. Até aqui você já compreendeu mais sobre o que é Google Analytics e qual sua importância.

Portanto, se seu negócio possui um aplicativo ou site que precisa chegar rapidamente ao conhecimento do seu público-alvo é de extrema necessidade saber como configurar o Google Analytics.

O mesmo ocorre quando se deseja medir a efetividade e o impacto que sua comunicação está tendo sobre esse público-alvo.

Toda essa interação do usuário com sua página é feita através de um código JavaScript para coletar informações. Esse código deve estar em toda e qualquer página, caso contrário elas não serão rastreadas.

O mais indicado neste caso é usar o Google Tag Manager, um serviço do Google que permite inserção de scripts no site de forma prática e rápida.

E então; precisando trabalhar com o Google Analytics?

Deixe seu comentário.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar