MX Cursos
fountain pen 1053697 1280

Guia rápido sobre tipografia: Tudo que você precisa saber

Rate this post

Para trabalhar bem o marketing de relacionamento e outras estratégias que preveem a elaboração de conteúdos, é essencial a aplicação de recursos de tipografia, uma área de conhecimento que todo o design gráfico e profissionais de marketing e comunicação precisam entender.

Isso porque é por meio dessa ferramenta que os conteúdos em textos, sejam eles aplicados em plataformas digitais ou em artes gráficas impressas, ganham alta qualidade, melhorando a sua apresentação visual, fator que contribui estimular o público-alvo a consumir o conteúdo de forma integral.

Para compreender o universo da tipografia, elaboramos esse guia rápido para aqueles que querem dar os primeiros passos ou relembrar alguns pontos importantes da tipografia.

O que é tipografia?

Para entender a importância da tipografia para ações de marketing, como o branding industrial, por exemplo, é necessário compreender o que é de fato esse recurso.

De maneira prática e resumida, a tipografia é a produção de estilos,  formatos variados, caracteres que irão dar às palavras um apelo visual mais atrativo. Ou seja, na elaboração do conteúdo, o design irá aplicar recursos que darão um padrão visual diferenciado ao texto, que são chamados de fontes.

A escolha certa de fontes para o texto colabora para que o conteúdo possa ter mais impacto, uma vez que o visual conta muito na atratividade. Por essa razão, é essencial na construção de conteúdo para blogs e sites de marketplace e outros tipos de mercado, que contam com uma boa definição de estilo de fonte, pois ela também contribui para construir a identidade de uma marca.

Para deixar clara a relevância da tipografia para a construção da marca, veja alguns exemplos de marcas consagradas que usam diferentes tipos de fontes:

  • Google;
  • Coca-Cola;
  • McDonalds;
  • Airbnb.
  • Instagram;
  • Facebook.

Principais tipos de fontes

Existem diversos tipos de fontes, as principais são: Serif, que conta com serifa, Sans Serifa, que não tem serifa, Script, que se assemelha à palavras escritas à mão e a Display, que são fontes que contam com um tom mais artístico.

As fontes que possuem serifa contam com traçados ou formas aplicadas na extensão das palavras. As não serifadas por não conterem elementos nas palavras, são mais limpas e por isso, dão um padrão uniforme ao texto.

No caso das fontes display, elas possuem uma característica mais artística, no qual as palavras ganham um estilo diferenciado tanto na forma quanto no tamanho. Ela pode conter curvas e desenhos. As fontes script é um formato mais tradicional, clássico que remete à escrita feita à mão.

Dentro de cada classificação de fontes, há variações no tamanho, espessura e curvatura. Entre os tipos estão: itálico, light, bold, extra bold e regular. Também é possível escolher o seu alinhamento que pode ser centralizado, justificado, à direita e  à esquerda.

São diversas as possibilidades, o mais importante é analisar qual o estilo de fonte é mais interessante para determinado texto. Por exemplo: se a intenção é chamar a atenção as com serifa e display, são as mais recomendadas. Mas se o propósito é dar leveza, as de padrão suave como a script são ideais.

Esperamos que esse guia rápido possa ter esclarecido as suas dúvidas sobre a tipografia. Se gostou compartilhe com amigos e nos siga.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar