MX Cursos
email 4284157

Qual a diferença entre pixel e vetor

Rate this post

Em um mercado dominado pelas plataformas digitais, as imagens reinam, pois são elas que chamam quase que de imediato, a atenção do usuário e o levam a consumir mais o conteúdo, como um texto que fala sobre a indústria 5.0, um tema bastante discutido.

Além disso, a criação de artes gráficas, como logos, layout de sites, entre outros, são um dos elementos indispensáveis para construir a imagem da empresa ou do profissional autônomo.

Com a demanda crescente pela elaboração de artes e imagens, a profissionais designers estão cada vez mais buscados e a área valorizada. Quem deseja iniciar na carreira, precisa entender algo básico: a diferença entre pixel e vetor. É o que vai compreender nos próximos tópicos. Boa leitura!

Pixel e vetor: o que são e qual a diferença entre eles

O pixel é a menor unidade de uma imagem. Ele está presente tanto em imagens como em artes criadas. As imagens contam com diversos pontinhos de cores variadas, eles formam a imagem na sua integridade. Essas imagens são produzidas em gráficos bitmap.

Para entender na prática, experimente entrar em um site, como de um marketplace, que geralmente conta com muitas imagens de produtos, baixe uma foto e tente observar esses pontinhos.

Já o vetor é a elaboração de uma imagem sem esses pontinhos coloridos, ou seja, não é produzida em gráficos bitmap como as feitas em pixels. As imagens vetorizadas são realizadas em programas específicos que fazem cálculos matemáticos e usam elementos geométricos para construir a imagem, como:

  • Quadrados;
  • Retângulos;
  • Linhas;
  • Curvas.

Desta forma, a diferença entre pixel e vetor é que o primeiro é constituído por pontinhos e mesmo que bem pequenos, eles dão a sensação de que a imagem não tem boa qualidade. Os vetores, elaborados a partir de fórmulas, oferecem um padrão mais exato, ou seja, dão imagem um tom mais realístico e com isso uma melhor apresentação.

É por essa razão que as imagens vetorizadas são mais utilizadas nas plataformas virtuais, como e-commerce, redes sociais, entre outras,  pois, embora não haja perfeição,  dão mais credibilidade devido à qualidade superior, é questão fundamental para criar uma presença digital forte.

5 melhores programas de construção de imagens

  1. Corel Draw: o Corel Draw é um dos mais populares programas de criação de imagens, desenhos e ilustrações. Ele se destaca pela interface simples.
  2. Illustrator: é, sem dúvida, o programa mais usado por designers e web designers, pois permite a elaboração de artes de diferentes complexidades, desde um logo a elaboração de páginas de um site.
  3. Inkscape: é um programa que tem como um dos seus principais atrativos ser gratuito, ideal para quem quer dar os primeiros passos na construção de imagens.
  4. Gravit: o Gravit é uma plataforma online gratuita com diferentes recursos de criação e edição. Assim como Inkscape, é apropriado para aqueles que desejam ter mais experiência antes de partir para programas mais robustos.
  5. Youdraw: também não precisa baixar o aplicativo, ele é disponibilizado online. Com diversos templates, ele é bem fácil de utilizar.

Gostou do artigo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e siga para ver mais conteúdos como esse.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar