MX Cursos
student g26ccf0bf0 1280

Identidade Visual: A importância de fazer atualizações

Rate this post

Pense um pouco sobre as suas marcas favoritas. obviamente, irá lembrar das principais cores utilizadas, bem como do formato do logotipo e de algumas campanhas publicitárias, não é mesmo? 

Isso tudo tem a ver com a identidade visual e, além disso, o conceito pode moldar histórias, criar proximidade e aumentar os lucros. Mas isso não serve apenas para empresas de grande porte. marcas pequenas do ramo de calibração de instrumentos, por exemplo, também podem colher frutos com isso. 

Mas não adianta se apegar durante décadas a esses modelos, sem fazer nenhuma alteração ou atualização. ficou curioso e deseja entender melhor sobre o tema? Então, chegou ao lugar certo.

O que é uma identidade visual?

A identidade visual tem a ver com uma representação da marca, que passa pelo logotipo,  pelas cores, pelo layout do site e outros detalhes referentes às redes sociais, por exemplo. Mas não para por aí e, por isso, calce sua luva de vaqueta e perceba que desenvolver uma identidade visual forte traz uma série de benefícios. 

Listando aqui, temos:

  • Auxílio para melhor conexão emocional com os clientes;
  • Aumento dos valores de venda;
  • Unificação das mensagens de uma marca, fazendo com que as pessoas reconheçam instantaneamente a empresa em todos os canais.

Pense no fato de que, atualmente, mais de 60% das pessoas querem uma relação de proximidade com as empresas. Isso protege seus ganhos como um toldo articulado protege as pessoas em dias de chuva. 

Mas, ao longo do tempo, você precisará fazer atualizações que chamem ainda mais atenção dos novos e antigos interessados. Logo abaixo, falaremos sobre a importância dessas variações.

A importância das atualizações na sua identidade visual

Como disse anteriormente, tão importante quanto criar uma identidade visual é fazer as atualizações corretas ao longo dos anos. Tudo porque, isso continuará mostrando às pessoas quem você é e porque elas devem interagir com a marca. 

Isso atrairá novos investidores e atualizará todos os processos – desde as logos das sacolas plásticas, passando pelo site, até chegar, quem sabe, nos rótulos adesivos. Mas não para por aí!

  • Dará personalidade à empresa

Isso dará personalidade à sua empresa. Mas foque-se em revisar todos os aspectos da sua marca com o profissional responsável para que não fracasse por falta de direção, atenção  e coesão. 

Antes dessas condições serem finalizadas, certifique-se de definir os requisitos mínimos da marca, como valores, voz e tom. Claramente você já havia feito antes, mas esse ‘retrabalho’ o colocará em pé de igualdade com os demais.

  • Compreender os princípios do design (que podem ter mudado ao longo dos anos)

Todos os processos, sejam eles de criação ou atualização da identidade visual, poderão mudar ao longo dos anos. Portanto, compreendo essas especificações fará com que entenda suas próprias escolhas de cores, design e etc. 

Os visuais desempenham um papel importante na forma como as pessoas percebem sua marca. Faça reuniões e tenha discussões com os profissionais envolvidos, tudo para não sair com modelos pouco agradáveis aos olhos.

  • Crie uma história

Junto com a identidade visual, crie alguns fatos para que histórias sejam contadas. Você pode atrair pessoas com personagens ou incorporar seus valores em seus recursos visuais (quem sabe inserir um mascote?). 

Muitas marcas já fizeram uso do storytelling para destacar especificidades de um produto, bem como as melhores interações que são possíveis por causa deles. Uma imagem vale mais que 1000 palavras, por isso, mostre e não conte.

  • Mantenha-se consistente

A consistência vale para todos os tipos de empresa, ou seja, pequenas, médias ou grandes. Só é mais fácil quando é menor, pois o próprio gestor revisa todos os ativos antes de entrar em operação. 

Quando crescer, precisará ajustar o número de colaboradores que ficarão responsáveis por  campanhas publicitárias e conferência nas postagens de mídia social ou páginas de vendas. 

Ou seja, criar um novo guia de estilo de marca e delinear os sistemas específicos de identidade visual pode ajudar sua equipe a combinar aquilo que já tinham com novos elementos à medida.

Não pare no tempo, pois, se fizer isso, seus concorrentes passarão na sua frente e conquistarão mais lucros e clientes.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar