MX Cursos
web design

O que é e como fazer um Responsive Web Design

Rate this post

Você sabia que 57% dos internautas dizem que não recomendam uma empresa com um site mal projetado no celular?

A otimização de sites para dispositivos móveis requer a implementação de responsive web design. Então, insira isso em seu plano de Marketing de Relacionamento para usufruir de todos os benefícios trazidos pelo mesmo. 

Quer saber mais sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é Design Responsivo?

Refere-se a uma estratégia de design que cria sites que funcionam bem para dispositivos móveis, tablets e desktops. Sites sem este tipo de opção, correm o risco de ter um número menor de usuários.

Além disso, o Google analisa a compatibilidade com dispositivos móveis como um parâmetro para classificação e ranqueamento. A Central de Pesquisa do Google também aconselha o seguinte:

“Hoje, todos têm smartphones e estão, constantemente, se comunicando e buscando informações. Em muitos países, o número de smartphones ultrapassou o número de computadores; ter um site compatível com dispositivos móveis tornou-se uma parte fundamental no que diz respeito a ter uma presença digital”.

Como criar um site responsivo

  • Melhor experiência ao usuário

No design responsivo, um ponto importante é aquele que determina a experiência possível ao usuário.

Todo site é acessado por meio de dispositivos com diferentes tamanhos e resoluções de tela. O software deve se enquadrar perfeitamente em cada tamanho de tela. O conteúdo ou as imagens não podem ser distorcidos ou cortados.

Para permitir isso, os desenvolvedores precisam usar pontos responsivos. Estes são pontos definidos no código. O conteúdo do site, seja ele de moda ou de gestão industrial, responde a esses pontos e se ajusta ao tamanho da tela para exibir o layout preciso.

  • Comece com uma grade fluida

Anteriormente, os sites eram baseados em medições de pixels. Agora eles são construídos sobre o que é chamado de grade fluida.

Ela posiciona e define os elementos da web em proporção ao tamanho da tela em que é exibido. Para resumir e fazer com que entenda melhor, ao invés de fazer as coisas em um tamanho único, os elementos responderão e serão redimensionados para caber no tamanho da tela.

Ela é dividida em colunas, alturas e larguras. As proporções de texto e elementos dependem do tamanho da tela.

A formulação das regras presentes ali é feita com base no código-fonte do site.

Também oferece um controle mais próximo sobre os alinhamentos e permite uma tomada de decisão mais rápida relacionada ao projeto, ou seja, as vantagens são inúmeras.

  • Telas sensíveis ao toque

Ao se perguntar como tornar um site responsivo, pense em telas sensíveis ao toque. A maioria dos dispositivos móveis estão equipados com este tipo de ferramenta. 

Alguns notebooks também estão se atualizando, oferecendo tela sensível ao toque junto com as funções do teclado. Naturalmente, um site responsivo deverá fazer a calibração para ser acessado e dar esta opção ao usuário. 

Depois disso tudo que comentamos, fica fácil compreender os motivos pelo qual um design responsivo se tornou tão importante no nosso dia a dia.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar